Durante a aula de uma renomada faculdade de administração de...
Durante a aula de uma renomada faculdade de administração de empresas, localizada na Bahia, foi proposto aos alunos a elaboração de um trabalho em grupo sobre as ferramentas auxiliares no desenvolvimento do planejamento estratégico.
Após a conclusão dos trabalhos, um dos grupos foi convidado a apresentar sua composição e os conceitos utilizados, e informou à turma, corretamente, que (
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas auxiliares no desenvolvimento do planejamento estratégico. Tais como: benchmarking, matriz SWOT, Matriz BCG, diamante de Porter e o Balanced Scorecard.
Diante disso, vamos a uma breve conceituação:
Benchmarking
Matriz SWOT
Matriz BCG
Diamante de Porter
Balanced Scorecard.
Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento". (Rennó apud Kaplan e Norton, 2013, p. 68).
Posto isso, vamos à análise das alternativas:
B) Certo, pois exprime corretamente o conceito de Matriz SWOT, que é uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico para análise ambiental, na qual são analisados fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças).
D) Errado, pois não condiz com o conceito de Diamante de Porter, dado que o item não informa uma comparação entre empresas, mas uma representação gráfica de produtos e serviços da organização.
E) Errado, pois o BSC utiliza quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento, não só a financeira como afirmou o item.
Fonte:
Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.
Rennó, Rodrigo. Administração geral para concursos. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B
SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
No Brasil, você pode ouvir algumas pessoas chamando essa análise FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).
É muito utilizada no planejamento estratégico das empresas ou de novos projetos, pois consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.
Com isso, o empreendedor tem um embasamento para formular suas estratégias de gestão e marketing com mais segurança.
O resultado da análise é a criação da matriz, também chamada de Matriz SWOT, que ajuda a identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção.
fonte: https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/
Gab. B
Matriz SWOT - É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada orgazição se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar.
> Forças e Fraquezas - Aspectos controláveis. Representam, respectivamente, o que a organização tem de melhor, e o que ela pode melhorar.
> Ameaças e Oportunidades - Aspectos incontroláveis. São eventos que podem surgir independente da vontade da organização. Representam, nesta ordem, os perigos que a organização pode enfrentar, e as chances que, se bem aproveitadas, podem contribuir para o crescimento da organização.
ANÁLISE SWOT:
• Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.
• Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo.
• Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.
• Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação.
FONTE: Gran cursos.
GABARITO B
Motivo do erro da alternativa "E":
Na realidade o Balanced Scorecard (BSC), uma expressão que, traduzida, significa algo como "Placar Balanceado de Desempenho", mede o desempenho organizacional por meio de quatro perspectivas: 1- financeira; 2- do cliente; 3- de processos internos; 4- de aprendizado e crescimento.
e não apenas de apenas financeira como afirma a alternativa.
GABARITO "B"
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa. O benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado
O Diamante de Porter é um modelo da área de administração, desenvolvido pelo engenheiro e economista norte-americano em em seu livro "A Vantagem Competitiva das Nações". O modelo busca ampliar a análise da com foco no entendimento do porquê empresas de um determinado país são capazes de competir com maior sucesso contra empresas de outros países. Esse contexto de competição internacional pode envolver tanto exportações quanto a produção local em outros países.
BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo