De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sobr...
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), sobre o calendário vacinal de 2018, assinale a alternativa INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos iniciar pela alternativa correta, que é a Alternativa A. Esta alternativa afirma que o 1º reforço da VOP/VIP é aos 15 meses com VIP, e isso está incorreto. No calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 2018, a VOP (vacina oral poliomielite) é, na verdade, a administrada no 1º reforço aos 15 meses, enquanto a VIP (vacina inativada poliomielite) é aplicada nas doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses.
Vamos agora entender o porquê de cada uma das alternativas serem corretas ou não:
Alternativa B: A vacina contra a febre amarela é realmente administrada em dose única aos 9 meses, conforme as diretrizes do PNI. Esta alternativa está correta.
Alternativa C: A vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, é administrada em uma única dose aos 15 meses de idade, complementando a tríplice viral administrada aos 12 meses. Esta alternativa também está correta.
Alternativa D: O 2º reforço da vacina Penta/DTP (responsável por proteger contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, com DTP) é, de fato, administrado aos 4 anos de idade. Portanto, esta alternativa está correta.
Alternativa E: A 2ª dose da vacina Meningocócica C (conjugada) é aplicada aos 5 meses, seguindo o calendário vacinal do PNI de 2018, portanto, esta alternativa está correta.
Assim, após analisar todas as alternativas, a única incorreta é a Alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo