A Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades ...
I. Priorizar o domínio das tecnologias consideradas mais acessíveis para o Brasil.
II. Observar competências e facilidades disponíveis no Brasil, de modo a permitir aspirar a contribuições ao estado da arte.
III. Buscar tecnologias que não necessariamente consideram o potencial comercial para as empresas brasileiras, privilegiando-se o comércio internacional.
IV. Observar os fatores exógenos que possam influenciar negativamente na obtenção de tecnologia no âmbito internacional.
É correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com base na da () conforme o texto fornecido, vamos analisar as assertivas:
- I. Priorizar o domínio das tecnologias consideradas mais acessíveis para o Brasil. - Isso não está exatamente alinhado com a diretriz, já que a ênfase é no domínio de tecnologias estratégicas e não necessariamente naquelas que são "mais acessíveis". Portanto, esta assertiva está incorreta.
- II. Observar competências e facilidades disponíveis no Brasil, de modo a permitir aspirar a contribuições ao estado da arte. - Esta assertiva está correta, pois está explicitamente mencionada na diretriz como um dos critérios para a capacitação em .
- III. Buscar tecnologias que não necessariamente consideram o potencial comercial para as empresas brasileiras, privilegiando-se o comércio internacional. - Esta assertiva está incorreta, pois a diretriz especifica que um dos critérios é o dessas tecnologias para empresas brasileiras, o que contradiz a ideia de não considerar o potencial comercial local.
- IV. Observar os fatores exógenos que possam influenciar negativamente na obtenção de tecnologia no âmbito internacional. - Esta assertiva está correta, pois a diretriz menciona as existentes no âmbito internacional como um critério importante.
Portanto, a alternativa correta é:
D - II e IV, apenas.
Diretriz 8. Capacitação em Tecnologias Estratégicas
Os projetos de capacitação em novas tecnologias deverão priorizar o domínio de tecnologias consideradas estratégicas para o País, segundo critérios que incluam:
- importância para sistemas ou serviços espaciais de grande interesse para o País;
- dificuldades de importação existentes no âmbito internacional;
- potencial valor comercial dessas tecnologias para empresas brasileiras; e
- competências e facilidades disponíveis no País, que permitam aspirar a contribuições inovadoras ao estado da art
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo