No texto, a função dos travessões em “− tábua por tábua, pre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q635986 Português

              Documentos sobre Shakespeare 'vândalo' são abertos ao público

      Em 1596, William Shakespeare e seus atores tiveram de deixar o teatro isabelino The Theatre, localizado em Shoreditch, em Londres, até então o recanto da dramaturgia inglesa. O período de 21 anos de concessão do terreno ao ator e empresário James Burbage havia chegado ao fim, e o senhorio exigia as terras de volta. Desolados, Shakespeare e os homens de sua companhia, Lord Chamberlain's Men, se uniram para roubar o teatro − tábua por tábua, prego por prego − e reconstruí-lo em outro lugar.

      A história ocorrida em 28 de dezembro de 1598 não é inédita e consta em diversas biografias de Shakespeare. Agora, contudo, chegou o momento de ouvir o outro lado da ação: a justiça. De acordo com a transcrição do processo judicial de 1601, Shakespeare, seus atores e amigos (incluindo Burbage) foram "violentos" em uma ação "desenfreada" que destruiu o The Theatre. O documento diz que o dramaturgo e seus cúmplices estavam armados com punhais, espadas e machados, o que causou "grande distúrbio da paz" e deixou testemunhas "aterrorizadas".

      Até então guardado em segurança pelo National Archive, o arquivo do Reino Unido, o documento é uma das peças que serão exibidas ao público no centro cultural londrino Somerset House, a partir de fevereiro de 2016, ano em que se completam quatro séculos da morte do Bardo.

(VIANA, Rodolfo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/12/1718868-documentos-sobre-shakespeare-vandalo-saoabertos-ao-publico.shtml. Acesso em 16/12/2015) 

No texto, a função dos travessões em “− tábua por tábua, prego por prego −” é destacar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - o modo de realização da ação verbal.

A questão aborda o uso dos travessões no trecho “− tábua por tábua, prego por prego −” e como essa pontuação contribui para dar ênfase à ideia apresentada. O estudante precisa ter conhecimento sobre as funções dos sinais de pontuação, especialmente dos travessões, e como eles podem ser utilizados para destacar informações específicas em um texto.

Justificativa da alternativa correta:

A (o modo de realização da ação verbal): Os travessões aqui têm a função de destacar como a ação de roubar o teatro foi realizada. A expressão “− tábua por tábua, prego por prego −” indica o método meticuloso e detalhado utilizado na ação. Esse uso de travessões enfatiza a maneira cuidadosa e metódica que Shakespeare e seus colegas usaram para desmontar o teatro.

Análise das alternativas incorretas:

B (a locução adverbial temporal): Uma locução adverbial temporal indica o tempo em que uma ação ocorre. No caso do trecho analisado, o que está em destaque não é o tempo, mas sim o modo como a ação foi realizada. Portanto, esta alternativa não está correta.

C (a expressão nominal retificadora): Uma expressão nominal retificadora serve para corrigir ou esclarecer um termo anterior. Aqui, o trecho “− tábua por tábua, prego por prego −” não está corrigindo nada, mas sim detalhando como a ação foi realizada, o que torna essa alternativa incorreta.

D (o duplo adjunto adnominal): Adjunto adnominal é um termo que se refere ao substantivo, mas "tábua por tábua, prego por prego” não se refere a um substantivo específico, mas sim à forma da ação. Portanto, esta alternativa também está errada.

E (a conclusão da ação verbal): Essa alternativa sugere que os travessões estão destacando a conclusão da ação. No entanto, o trecho em questão não está concluindo a ação, mas sim detalhando como ela foi realizada, o que torna essa alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"roubar o teatro − tábua por tábua, prego por prego − e reconstruí-lo em outro lugar.""

 

Roubar é uma ação 

Roubar é um verbo.

Logo, letra A

se for analisar o uso do travessão vai errar, assim como eu errei.

de que modo/forma ele roubou? tabua por tábua....

as outras não cabem e a letra "e" refere-se a conclusão da ação, observe que depois  ele menciona reconstituí-lo.

a)o modo de realização da ação verbal. 

É necessário ler o periodo inteiro para entender a justificativa dos travessões, algo que a questão nao diz

Não existe gramática fora do contexto.

Por isso para fazer a análise é necessário retomar todo o período.


letras a é assertiva correta, nesse contexto.

Letra A

O comentário isolado em travessões serve para destacar e dar ênfase.

No caso em tela, destaca a maneira como a ação do verbo foi praticada, de forma paulatina, aos poucos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo