A prática de qualquer técnica radiográfica exige uma série d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2368632 Odontologia
A prática de qualquer técnica radiográfica exige uma série de cuidados durante a sua execução. Neste contexto, há a necessidade do profissional conhecer o funcionamento dos aparelhos de raios X, os posicionamentos da cabeça do paciente para cada técnica, os ângulos de incidência do feixe de raios X para cada região a ser radiografada, como as dimensões dos filmes a serem utilizados. Sobre as técnicas de radiografias intrabucais, analise as afirmativas a seguir.

I. O plano de Camper deve ser levado em consideração nas radiografias da mandíbula, devendo estar paralela ao plano horizontal.

II. Para a correta indicação do lado em uma radiografia periapical, o picote existente no filme deverá ser dirigido para a porção apical dos dentes.

III. O objetivo principal do uso do correto do ângulo horizontal é determinar que o feixe central de raio X seja paralelo às faces interproximais dos dentes.

IV. Ao colocar o picote existente no filme com a convexidade voltada para o examinador, as regiões situadas à sua direita corresponderão à esquerda do paciente.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - III e IV.

Vamos entender melhor o tema abordado na questão, que trata sobre técnicas de radiografias intrabucais. Essas técnicas são essenciais para diagnósticos precisos na prática odontológica e exigem conhecimento detalhado sobre o funcionamento dos aparelhos de raios X, posicionamento da cabeça do paciente, ângulos de incidência e as dimensões dos filmes utilizados.

Vamos analisar cada uma das afirmativas mencionadas na questão:

I. O plano de Camper deve ser levado em consideração nas radiografias da mandíbula, devendo estar paralela ao plano horizontal.

O plano de Camper, também conhecido como plano de Frankfurt, é utilizado principalmente em radiografias extrabucais, como a cefalometria lateral. Nas radiografias intrabucais da mandíbula, o plano de Camper não é uma referência obrigatória, tornando essa afirmativa incorreta.

II. Para a correta indicação do lado em uma radiografia periapical, o picote existente no filme deverá ser dirigido para a porção apical dos dentes.

Na verdade, o picote ou ponto de orientação do filme radiográfico deve ser voltado para a coroa do dente e não para a porção apical. Dessa forma, essa afirmativa também está incorreta.

III. O objetivo principal do uso do ângulo horizontal correto é determinar que o feixe central de raio X seja paralelo às faces interproximais dos dentes.

Sim, essa é uma afirmativa correta. O ângulo horizontal adequado é fundamental para garantir que o feixe central de raios X passe entre os dentes, evitando a sobreposição das estruturas e permitindo uma visualização clara dos espaços interproximais.

IV. Ao colocar o picote existente no filme com a convexidade voltada para o examinador, as regiões situadas à sua direita corresponderão à esquerda do paciente.

Correto! A orientação do filme com o picote voltado para o examinador ajuda a identificar corretamente o lado direito e esquerdo do paciente na imagem radiográfica. Portanto, essa afirmativa é correta.

Resumindo, as afirmativas III e IV estão corretas, enquanto as afirmativas I e II estão incorretas. Por isso, a alternativa correta é D - III e IV.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda conhecimentos específicos sobre técnicas de radiografia intrabucal, um componente importante na área de odontologia. As afirmativas I e II são incorretas. Na afirmativa I, o erro está em afirmar que o plano de Camper, que é uma linha imaginária que passa pelo tragus da orelha e pela base do nariz, deve estar paralelo ao plano horizontal nas radiografias da mandíbula. Essa orientação se aplica, de fato, ao plano oclusal, especialmente no plano de Frankfurt, mas não ao de Camper. Na afirmativa II, o erro está na posição do picote do filme. O picote deve estar voltado para a região oclusal ou incisal do dente, não para a porção apical. Isso serve para identificar o lado direito e esquerdo na imagem radiográfica. As afirmativas III e IV estão corretas e constituem a resposta D, que é a correta. Na afirmativa III, o ângulo horizontal correto é fundamental para evitar a sobreposição das faces interproximais dos dentes, permitindo uma avaliação mais precisa dessas áreas. Já na afirmativa IV, a orientação do picote com a convexidade voltada para o examinador é uma técnica para assegurar que as regiões radiografadas estejam corretamente identificadas em relação ao lado do paciente. Portanto, quando o picote está voltado de tal maneira, as regiões à direita no filme correspondem ao lado esquerdo do paciente, e vice-versa, o que é essencial para a correta interpretação das imagens radiográficas.

O picote do filme deve estar voltado para as coroas dentárias (oclusal ou incisal)

O plano de Camper é nada mais do que uma linha nasal anterior que vai até a porção superior do pório. Em alguns casos, é representado também desde a asa do nariz até a área em que se localiza o trágus. É considerado paralelo ao PLANO OCLUSAL da arcada SUPERIOR.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo