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Q2006908 Português
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As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo.

A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico.
   
Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos.
     
O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados.

SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).
A conjunção presente na frase “A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade” estabelece entre as orações que liga uma relação semântica de:
Alternativas

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Olá, estudante! Vamos analisar a questão apresentada e entender por que a alternativa correta é a letra B (Causalidade). Vamos a isso!

Primeiramente, é importante compreender o conceito de conjunção e a relação semântica que ela estabelece entre as orações.

No texto, temos a frase: “A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade”.

A conjunção “porque” é uma conjunção subordinativa causal. Ela introduz uma oração que explica a causa, o motivo da desigualdade mencionada na oração principal.

Vamos analisar cada alternativa para esclarecer por que a alternativa B é a correta e as outras estão incorretas:

Alternativa A - Finalidade: A finalidade indica o objetivo ou a intenção de uma ação. Conjunções de finalidade incluem “para que”, “a fim de que”, entre outras. O texto não está indicando uma finalidade, mas sim explicando a causa da desigualdade.

Alternativa B - Causalidade: Esta é a alternativa correta. A causalidade refere-se à relação de causa e efeito. A conjunção "porque" está explicando a razão pela qual a sociedade é desigual: devido à partilha do poder econômico que gera diferenças históricas.

Alternativa C - Condicionalidade: Esta relação é estabelecida por conjunções como “se”, “caso”, entre outras, indicando uma condição para que algo aconteça. O texto não está condicionando a desigualdade a uma situação hipotética, mas sim explicando sua causa.

Alternativa D - Proporcionalidade: A proporcionalidade é expressa por conjunções como “à medida que”, “quanto mais”, etc., indicando uma relação proporcional. O texto não apresenta uma relação de proporcionalidade, mas de causa.

Portanto, a alternativa correta é a letra B – Causalidade, pois a conjunção “porque” está explicando a causa da desigualdade na sociedade.

Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para o seu entendimento. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

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Comentários

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GABARITO LETRA B

gab: B

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

 “A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade” 

Causal, pois a partilha do poder econômico gera a consequência da sociedade ser desigual.

conjunções causais: como, visto que, já que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que.

..." a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade” é a causa da sociedade ser desigual, como o porque está na causa, é uma conjunção causal.

Conjunções causais:

Que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.

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