De acordo com a Resolução CMN nº 3.380/06, indique que tipo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1308490 Auditoria
De acordo com a Resolução CMN nº 3.380/06, indique que tipo de relatório o auditor independente deve emitir para reportar as deficiências identificadas no sistema de gerenciamento do risco operacional que tenham ou possam vir a ter impactos relevantes nas demonstrações contábeis ou nas operações da entidade auditada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, inclusive sistemas de processamento eletrônico de dados e de gerenciamento de riscos e de descumprimento de dispositivos legais e regulamentares.

Vamos entender o tema central da questão: a Resolução CMN nº 3.380/06 aborda as responsabilidades do auditor independente em relação à avaliação do sistema de gerenciamento de risco operacional de uma entidade. O auditor deve identificar e relatar deficiências que possam impactar significativamente as demonstrações contábeis ou operações da entidade auditada.

Justificativa da Alternativa C:

A alternativa C descreve um relatório que avalia a qualidade e a adequação dos controles internos, incluindo sistemas de processamento eletrônico de dados e de gerenciamento de riscos. Este tipo de relatório é apropriado para abordar deficiências no sistema de gerenciamento de risco operacional, conforme indicado na Resolução CMN. O foco está em avaliar se os controles internos, que incluem a gestão de riscos, estão devidamente implementados e funcionam de forma adequada para mitigar riscos relevantes.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Parecer de auditoria e relatório sobre a razoabilidade do sistema de avaliação de riscos de mercado: Esta alternativa foca exclusivamente na avaliação de riscos de mercado, enquanto a questão pede um relatório sobre o gerenciamento do risco operacional, que é uma área diferente que lida com falhas nos processos internos, fraudes ou eventos externos.

B - Relatório específico sobre a razoabilidade do sistema de avaliação de riscos de mercado e de cumprimento de dispositivos legais e regulamentares: Assim como a alternativa A, esta também está voltada para riscos de mercado, e não especificamente para risco operacional, que é o foco da questão.

D - Parecer de auditoria e relatório específico de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos: Embora mencione a qualidade e adequação dos controles internos, não abrange especificamente o gerenciamento de riscos e o descumprimento de dispositivos legais e regulamentares, como especificado na alternativa C.

Essas explicações ajudam a compreender a importância de identificar corretamente o tipo de relatório que melhor responde às exigências da Resolução CMN nº 3.380/06, levando em conta o risco operacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo