O tipo de praga virtual cuja principal característica é seq...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão pede a alternativa cuja principal característica é sequestrar o navegador de Internet, realizando o direcionamento do usuário do computador a sites diferentes daqueles que ele digitou
A – Incorreta – O Keylogger captura as teclas digitadas, ele não possui a função descrita pelo enunciado.
B – Incorreta – Melissa foi projetado para infectar documentos Word. Ficou bastante famoso em março de 1999.
C – Incorreta –O vírus de script realiza uma violação a segurança do navegador. Ele pode assumir o controle do navegador e alterar configurações.
D – Correta – A tradução de hijacker é sequestrador, logo, sabendo disso já poderíamos ter uma noção do gabarito. O hijacker tem a capacidade de direcionar o usuário para um site diferente do que digitou. Por exemplo, você digita google.com, mas é direcionado para o site do bing. Portanto, temos aqui nosso gabarito, pois a principal característica dele é realmente sequestrar o navegador de Internet, realizando direcionamento.
E – Incorreta – Apesar dessa alternativa citar “vírus de rede". O que existe é o vírus de roteador que tem o poder de mudar o DNS.
Gabarito do professor: alternativa D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
hijacker (ou sequestrador, em português). Spywares invasores que se instalam furtivamente em computadores por meio de protocolos ActiveX ou na instalação de programas gratuitos e suspeitos. Eles atuam nos mais populares navegadores de Internet, alterando a página inicial, instalando barras de ferramentas pra lá de suspeitas e até impedindo que o usuário acesse determinados sites, como páginas de softwares antivírus.
Keylogger é um tipo de programa feito para registrar as teclas pressionadas em um computador ou outro dispositivo, criando registros de tudo que você digita tanto em um computador ou teclado móvel.
São usados para monitorar silenciosamente a atividade do computador alvo, enquanto o usuário utiliza os dispositivos normalmente. Keyloggers também são usados para fins legítimos, como feedback no desenvolvimento de softwares, mas podem ser usados de forma ilegal por criminosos para roubar seus dados.
script é uma lista de comandos que podem ser executados sem interação do usuário.
GAB: D
A - KEYLOGGER = é a ação de gravar/registrar as teclas pressionadas em um teclado, normalmente de maneira secreta, para que a pessoa que usa o teclado não saiba que suas ações estão sendo monitoradas.
B - MELISSA = ome de código dado a um vírus informático transmitido por e-mail que afeta computadores com o software Microsoft Outlook Express.
C = VÍRUS DE SCRIPT = é um malware que tem a capacidade de violar a segurança do navegador da web. Ao violar a segurança do navegador, ele injeta um código malicioso para assumir o controle do navegador e alterar algumas configurações.
D - HIJACKER = praga virtual cuja principal característica é sequestrar o navegador de Internet, realizando o direcionamento do usuário do computador a sites diferentes daqueles que ele digitou.
E - VÍRUS DE REDE = Tecnicamente, ele não é um malware. Porém, leva um nome capaz de assustar. O chamado "vírus do roteador" aplica golpes de mestre, sem que o dono da máquina perceba, e "se instala" sorrateiro em um dispositivo crucial para a sua conexão com a Internet, porém totalmente vulnerável: o roteador Wi-Fi.
Comentário de um colega em uma outra questão:
Os chamados hijackers (”sequestradores”) são spywares invasores que realizam mudanças no browser do usuário sem a sua autorização. Você percebe que está infectado ao abrir seu navegador e se deparar com uma página inicial diferente daquela que havia definido, ou então com uma barra de ferramentas estranha, e até mesmo com o mecanismo de busca padrão alterado. Isso sem falar na irritante abertura automática de diversos links aleatórios. Fonte: CanalTech
Eu dando risada da tal da "melissa" até descobrir que realmente é um vírus.
Melissa: Quando o usuário abre o arquivo, o vírus Melissa se instala no computador e logo em seguida procura pela lista de endereços do e-mail do usuário infectado e envia para os primeiros 50 e-mails uma mensagem com o seguinte assunto: “Important Message From” e o nome do usuário da maquina anteriormente infectada.
Fonte: wikipédia
Hijacker:
- Os sequestradores de navegador são programas maliciosos que podem alterar as configurações do navegador sem o conhecimento ou consentimento do usuário, redirecionando-o para sites indesejados ou perigosos. Esses programas podem ser instalados no computador por meio de downloads de software ou de sites maliciosos, além de serem distribuídos por meio de spam ou anúncios enganosos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo