O trecho do sexto parágrafo – mas traz, também, uma defesa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140493 Português

                                      O bom combate


      Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar que a humanidade melhora a olhos vistos.

      Por qualquer medida objetiva que adotemos, o mundo evoluiu nos últimos 30 anos, e a proporção de terráqueos vivendo em pobreza extrema, que era de 35% em 1990, está agora abaixo dos 10%. A expectativa de vida ao nascer, que batia nos 65 anos em 1990, saltou para mais de 72.

      Também observamos melhoras importantes nos índices globais de escolarização e na disponibilidade de itens como água tratada e eletricidade. É difícil de acreditar, mas até a inteligência dos humanos tem avançado. O fenômeno, bem documentado, atende pelo nome de efeito Flynn.

      Se trocarmos a lente das décadas pela dos séculos e ampliarmos a noção de riqueza para incluir não só renda, mas acesso a serviços e bens de consumo, os progressos são ainda mais significativos. Nas contas da economista americana Deirdre McCloskey, nos últimos dois séculos, o habitante médio do planeta viu sua riqueza multiplicar-se por dez, chegando a 30 nos países desenvolvidos.

      O mundo ainda está muito longe de ser um lugar bom para todos ou razoavelmente justo, mas é preciso estar cego para não ver que estamos melhorando.

      Os dois motores principais desses sucessos são o saber técnico, alimentado pela ciência, e a disseminação das democracias, cujo número mais do que dobrou de 1990 para cá. Democracia, aqui, deve ser compreendida em seu conceito mais amplo, que inclui a busca por benefícios expressa pela vontade popular, mas traz, também, uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias, mas não se restringem a elas.

      São justamente o saber técnico e a democracia que estão sob ataque em vários países. Defendê-los é o dever das forças pró-civilização neste momento delicado.

                              (Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 05.05.2019. Adaptado)

O trecho do sexto parágrafo – mas traz, também, uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias – pode ser reescrito, sem alteração do sentido original, da seguinte forma:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão requer conhecimentos acerca do valor semântico das palavras, significação contextual; coesão e coerência textual; compreensão e interpretação de texto.


ALTERNATIVA (A) INCORRETA – De acordo com o contexto, os direitos universais igualam a todos, sem diferenciar ninguém. O que está incoerente é a presença do advérbio “diferentemente”.


 Além disso, o verbo abarcar, conforme o contexto, tem o sentido de abranger, englobar, alcançar, reunir em um conjunto. Na reescrita, o verbo dominar não está coerente com o significado contextual.


ALTERNATIVA (B) CORRETA – A conjunção coordenativa adversativa “porém” substitui coerentemente a conjunção coordenativa adversativa “mas”.


A ideia dos direitos universais é igualar a todos: minorias e maiorias. Por isso, o uso do advérbio “igualmente” está coerente com a ideia original.


Inflexível tem o mesmo significado da palavra intransigente.


Englobar, de acordo com o contexto, significa abarcar, pois esse é o objetivo dos direitos universais: englobar, abarcar, abranger as minorias.


ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A conjunção causal/explicativa “porque” está incoerente, visto que na escrita original, a oração exprime uma oposição e não um motivo ou justificativa.


A palavra denotativa ainda exprime inclusão, o que ratifica as informações originais, visto que inclui uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias.


E a defesa dos direitos universais não é superficial, é inflexível, austera, rígida.


ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A conjunção subordinativa adverbial “quando” está incoerente, visto que na escrita original, a oração exprime uma oposição e não uma relação temporal.


O advérbio aliás (= no entanto, contudo) denota oposição à frase.


Há incoerência textual em “uma defesa incompleta de direitos universais”, a defesa não é incompleta, ao contrário é rígida nas ações, pois ela iguala todos os seres humanos.


Na reescrita, o verbo dominar não está coerente com o significado contextual, uma vez que o verbo abarcar, conforme o contexto, tem o sentido de abranger, englobar, alcançar, reunir em um conjunto, e não de abranger com o poder, dominar.


ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A conjunção coordenativa explicativa “pois” está incoerente, visto que na escrita original, a oração exprime uma oposição e não uma explicação, justificativa.


A expressão “além disso” denota continuação, o que ratifica as informações originais, visto que há algo mais para acrescentar: uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias.


Na reescrita, o verbo discriminar não está coerente com o significado contextual, visto que seu significado é separar, o que não corrobora com as informações originais porque o objetivo é abranger as minorias.


GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

? ? mas traz, também, uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias  ? respectivamente, ideia adversativa (=conjunção coordenativa adversativa) e ideia inclusiva.

 a) entretanto traz, diferentemente, uma defesa austera de direitos universais que dominam as minorias ? conjunção coordenativa adversativa, porém, o advérbio "diferentemente" apresenta uma ideia opositiva e não inclusiva.
 b) porém traz, igualmente, uma defesa inflexível de direitos universais que englobam as minorias
 c) porque traz, ainda, uma defesa superficial de direitos universais que alcançam as minorias ? conjunção coordenativa explicativa (=não queremos ideia de explicação).
 d) quando traz, aliás, uma defesa incompleta de direitos universais que afetam as minorias ? conjunção subordinativa temporal (=não queremos ideia de tempo).
 e) pois traz, além disso, uma defesa violenta de direitos universais que discriminam as minorias ? conjunção coordenativa explicativa (=não queremos ideia de explicação).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Assertiva b

B

porém traz, igualmente, uma defesa inflexível de direitos universais que englobam as minorias

Basta riscar as alternativas que não CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS e deixar apenas as que são como MAS,PORÉM, ENTRETANTO.

Complementando, caso venha a ser objeto de questão da Vunesp:

Intransigente: Aquele que não concede; que é inflexível.

"Zelaya disse que o governo de Micheletti é visto pelo mundo como um grupo intransigente".

Abarcar: Incluir, abranger (lembre-se do "barco" de Noé, que incluía a todos)

"A Constituição abarca as Leis"

GABARITO: B

Intransigente: Aquele que não concede; que é inflexível.

Abarcar: Incluir, abranger

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo