Nos termos da LDO aplicável ao exercício de 2011, é vedada ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a vedação de destinação de recursos conforme estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A questão exige conhecimento sobre as restrições impostas pela LDO para a alocação de recursos e quais situações são exceções a essas restrições.
Alternativa Correta: A - ações de competência da União por disposição constitucional.
A alternativa A está correta porque, segundo a LDO, as ações que são de competência da União por disposição constitucional não estão sujeitas à vedação de destinação de recursos. A Constituição Federal prevê que a União tem obrigações específicas que devem ser cumpridas, e para tal, a alocação de recursos é permitida. Um exemplo disso são as despesas obrigatórias com saúde e educação, que a União deve garantir.
Por que as outras alternativas estão incorretas:
B - transferências a entidades privadas destinadas à realização de eventos no âmbito do Ministério do Turismo.
Esta alternativa está incorreta porque a LDO geralmente veda a destinação de recursos para eventos que não tenham um retorno claro ou uma justificativa de interesse público, especialmente quando se trata de transferências a entidades privadas.
C - ações de caráter sigiloso.
A LDO impõe restrições a ações de caráter sigiloso, pois tais ações podem comprometer a transparência e o controle sobre os gastos públicos, sendo necessário um rigoroso critério de avaliação para essas despesas.
D - clubes e associações de agentes públicos, ou quaisquer outras entidades congêneres, exceto creches e escolas para o atendimento pré-escolar quando devidamente discriminadas.
Embora a LDO faça algumas exceções para creches e escolas quando há justificativa, a regra geral veda repasses a clubes e associações de agentes públicos para evitar o favorecimento indevido e uso inadequado dos recursos públicos.
E - pagamento a empregado de empresa pública por serviços de consultoria.
Esta alternativa está incorreta porque a LDO geralmente não permite o pagamento por serviços de consultoria a empregados de empresas públicas, já que pode ocorrer conflito de interesse e desvio de finalidade.
Entender as disposições da LDO e as exceções é fundamental para resolver questões sobre orçamento público. Lembre-se de sempre verificar a base legal para cada exceção mencionada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O comando da questão pede "Nos termos da LDO aplicável ao exercício de 2011" então para se resolver a questão temos que nos basear pela Lei 12309/10 (LDO 2010 que é a base para a LOA 2011).
Art. 20. Não poderão ser destinados recursos para atender a despesas com:
a) CERTA, não é uma vedação - VI - ações que não sejam de competência da União, nos termos da Constituição;
d) ERRADA, é uma vedação (só não encontrei a exceção na lei) - VII - clubes e associações de agentes públicos, ou quaisquer outras entidades congêneres;
e) ERRADA, é uma vedação - VIII - pagamento, a qualquer título, a militar ou a servidor público, da ativa, ou a empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, por serviços prestados, inclusive consultoria, assistência técnica ou assemelhados, à conta de quaisquer fontes de recursos;
b) ERRADA, é uma vedação - XIII - transferência de recursos a entidades privadas destinados à realização de eventos, no âmbito do Ministério do Turismo e do Ministério da Cultura;
Quem for fazer essa questão nos dias atuais! Kkkkkk.. Só registrando 02/04/2014
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo