A realização de estudos socioeconômicos trata-se de uma comp...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
A C está errada ao falar em exclusivamente e citou três campos. Há mais do que três
A resposta da questão requer a leitura do texto de Mioto (2009), em que a autora disserta sobre estudos os socioeconômicos no âmbito do Serviço Social. Vamos às alternativas:
A – Incorreta. Segundo Mioto (2009, p. 3), “os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso”.
B – Incorreta. Os estudos sociais com base numa perspectiva pragmática de orientação positivista/funcionalista “tem encontrado terreno fértil no contexto da lógica neoliberal que revigora tanto o ideário de seletividade e merecimento na obtenção de auxílios materiais e de serviços, quanto incentiva o processo de refilantropização e despolitização do tratamento da questão social” (YASBEC, 2000). Essa postura profissional deve ser evitada (MIOTO, 2009, p. 4).
C – Incorreta. Podem ser utilizados em diversos campos, como ONGs, empresas privadas, campo sociojurídico (MIOTO, 2009).
D – Correta. Os estudos sociais ganham uma nova configuração, pautada em dois pontos: 1) O primeiro concerne à interpretação das demandas postas aos assistentes sociais pelos indivíduos”, que não são mais compreendidas como problemas individuais. “O segundo refere-se a interpretar os estudos socioeconômicos “como ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social” (MIOTO, 2009, p. 5).
Vamos, então, analisar as alternativas:
A, B, C e E – Incorretas. As alternativas não apresentam as ideias da autora.
D – Correta.
Gabarito: D
MIOTO, T. Estudos Socioeconômicos. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.
D
a partir da perspectiva da Teoria Crítica, os estudos socioeconômicos/estudos sociais ganham uma nova configuração pautada em dois pontos fundamentais: 1) a interpretação das demandas postas aos Assistentes Sociais pelos indivíduos como expressões da questão social; 2) o redirecionamento ético-político e técnico-operativo da ação profissional, na perspectiva de efetivação, garantia e ampliação de direitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo