A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Soci...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) CORRETA.
b) ERRADA. Atribuição do supervisor de campo.
c) ERRADA. É optativo, portanto, pode complementar a carga horária, mas não é obrigatório fazê-lo.
d) ERRADA. O supervisor de campo deve participar efetivamente da elaboração do plano.
Cabe ao supervisor de campo avaliar a pertinência de abertura e encerramento do campo de estágio é uma atribuição do supervisor acadêmico.
Para responder à questão devemos ter conhecimento da Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Correta. é uma atribuição do supervisor de campo, oportunizar condições institucionais para o desenvolvimento das competências e habilidades do estagiário, assumindo a responsabilidade direta das ações desenvolvidas pelo Serviço Social na instituição conveniada. De acordo com Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, a alternativa constitui uma atribuição do supervisor de campo (ABEPSS, 2009, p. 22).
B – Incorreta. avaliar a pertinência de abertura e encerramento do campo de estágio é uma atribuição do supervisor acadêmico. De acordo com Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, a alternativa constitui uma atribuição do supervisor de campo (ABEPSS, 2009, p. 23).
C – Incorreta. O estágio supervisionado curricular não-obrigatório, preconizado pela Lei 11.788/2008, se configura no curso de Serviço Social como atividade complementar, de caráter opcional, se assumido pela UFA em seu projeto pedagógico (ABEPSS, 2009, p. 17).
D – Incorreta. O plano de estágio, é um documento a ser elaborado pelo(a) estudante, em conjunto com os(as) seus(suas) supervisores(as) (acadêmico(a) e de campo), e deve conter os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelo mesmo durante o semestre ou ano letivo. Precisa contemplar a articulação das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. Esse instrumento servirá como norteador do processo ensino aprendizagem a ser construído com a participação dos três sujeitos envolvidos (supervisor(a) acadêmico(a), supervisor(a) de campo e estagiário(a) (ABEPSS, 2009, p. 33).
Gabarito: A
Referência:
ABEPSS. Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. 2009.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo