Em relação aos pontos fracos da maioria dos métodos de aval...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q984726 Gestão de Pessoas
Em relação aos pontos fracos da maioria dos métodos de avaliação de desempenho, quando o avaliador, por economia de tempo, marca somente as notas que não precisem ser justificadas, é característica
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E: tendência central.

Vamos analisar a questão e entender por que essa é a resposta certa:

A questão aborda os pontos fracos dos métodos de avaliação de desempenho, focando em uma situação específica onde o avaliador, para economizar tempo, marca apenas as notas que não precisam ser justificadas.

Essa prática é conhecida como tendência central, que ocorre quando o avaliador evita as notas extremas e se concentra nas notas intermediárias, ou centrais. Essa tendência é comum devido à pressa, ao desejo de evitar conflitos ou à falta de informações suficientes para justificar notas altas ou baixas.

Analisando as alternativas:

A - Efeito Halo: Este efeito ocorre quando a impressão geral de um indivíduo influencia a avaliação de aspectos específicos. Por exemplo, se um funcionário é bem visto em um aspecto (como simpatia), isso pode influenciar positivamente outras áreas. Não se aplica à situação descrita na questão.

B - Síndrome do Comportamento Recente: Refere-se ao viés do avaliador em focar apenas nos comportamentos recentes do avaliado, ignorando o desempenho ao longo de todo o período de avaliação. Também não se encaixa na situação apresentada.

C - Avaliação Inócua: A avaliação que não gera impacto ou mudanças. Embora a avaliação através da tendência central possa ser considerada inócua devido à falta de precisão, o termo específico não é o mais adequado para descrever a situação de economizar tempo ao evitar justificativas.

D - Falta de Objetividade em Alguns Instrumentos: Este problema ocorre quando os métodos de avaliação não são claros ou objetivos. Embora relevante, não descreve diretamente a atitude do avaliador em economizar tempo.

E - Tendência Central: Correto. Como explicado anteriormente, é o viés do avaliador em evitar notas extremas, concentrando-se na zona central para evitar justificativas e economizar tempo. É exatamente a característica mencionada na questão.

Portanto, a tendência central é a melhor descrição para a prática de marcar apenas notas que não precisam de justificativas, economizando tempo no processo de avaliação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E)

Outro erro de avaliação que também já foi cobrado nos certames é o erro de distribuição – o avaliador tende a classificar todas as pessoas da mesma forma.
Para Marra (2000), os erros e distorções na avaliação, chamados de vícios de julgamento, podem ser divididos em conscientes e inconscientes.
Os erros de avaliação conscientes são:
• efeito halo;
• efeito tendência central.
Os erros de avaliação inconscientes são:
• julgar sob a impressão de uma qualidade;
• basear-se em acontecimentos recentes;
• levar em conta características extracargo;
• supervalorizar as qualidades potenciais.

A tendência central; ou seja, quando um método exige que o avaliador justifique as notas muito altas ou muito baixas. O avaliador, por economia de tempo, marca somente as notas que não precisem ser justificadas.

(CHIAVENATO, 1999a; 1999b; 2004a; 2004b; MONDY e NOE, 2005; GIL, 2001)

O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, em entrevistas de trabalho, referindo-se ao viés aonde o entrevistador ao registrar um traço positivo no entrevistado, proceda a ignorar os traços negativos, ou lhes dar menor importância. O mesmo pode ocorrer com eventuais traços negativos.

A deficiência no sistema de avaliação de desempenho pode ser percebida por meio dos seguintes efeitos subjetivos das avaliações:

. EFEITO HALO: É a tendência em estender uma avaliação positiva ou negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo, ou o contrário.

. FALTA DE MEMÓRIA (RECENTICIDADE): Ater-se apenas aos últimos acontecimentos, esquecendo-se de fatos

significativos que possam ter ocorrido durante todo o espaço de tempo ao qual se refere aquela avaliação. O líder avalia

ações mais recentes e não as ações de todo o período correspondente à avaliação. Se as últimas ações foram positivas ou negativas, a avaliação refletirá desempenho ótimo ou ruim.

. TENDÊNCIA CENTRAL: O gerente fica receoso de prejudicar o avaliado atribuindo-lhe notas muito baixas, ou de se

comprometer perante a administração ao apontá-lo como excelente colaborador - Não assumir valores extremos por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes. Exemplo: ninguém é mau, ninguém é ótimo, todos são normalmente bons – a avaliação tende, portanto, ao centro (média).

. EFEITO COMPLACÊNCIA OU RIGOR (ERRO CONSTANTE): Contrário ao da tendência central. Ocorre quando

o gerente acha que todos os membros de sua equipe têm ótimo ou péssimo desempenho, e assim, ao avaliá-los, sua equipe tem ótimo ou péssimo desempenho, e assim, ao avaliá-los, todos os fatores indicados serão extremos.

. ERRO DE SEMELHANÇA (AUTO IDENTIFICAÇÃO): O avaliador costuma ser mais favorável àqueles que se

parecem consigo mesmo, seja pelas características profissionais, pelos interesses pessoais, pela formação na mesma

faculdade ou por pertencer ao mesmo grupo social.

. SUBJETIVISMO: atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do observador ou avaliador. Exemplo:

projeção de antipatias e simpatias sem suficientes razões objetivas.

. FALTA DE TÉCNICA: desconhecimento das principais características da avaliação, emitindo julgamentos unicamente

através do bom senso.

. UNILATERALIDADE: Valorizar aspectos que apenas o avaliador julga importantes. Exemplo: gostar de quem trabalhe apenas da forma pela qual o próprio avaliador o faria.

Chiavenato:

Avaliação inócua: quando está baseada em fatores de avaliação que não conduzem a nada e não agregam valor a ninguém.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo