As disfunções do assoalho pélvico acometem aproximadamente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1245527 Medicina
As disfunções do assoalho pélvico acometem aproximadamente um terço da população feminina adulta ao longo da vida. Destas, as mais frequentes são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que aborda as disfunções do assoalho pélvico, um tema importante em Ginecologia e Obstetrícia. Essas disfunções afetam uma parte significativa da população feminina, impactando a qualidade de vida de muitas mulheres.

A alternativa correta é a E - Incontinência urinária, incontinência fecal e prolapso genital.

Essas condições são as disfunções mais comuns do assoalho pélvico:

  • Incontinência urinária: Perda involuntária de urina, uma condição comum entre mulheres, especialmente após a menopausa e partos.
  • Incontinência fecal: Incapacidade de controlar a evacuação, menos comum que a incontinência urinária, mas ainda significativa.
  • Prolapso genital: Deslocamento de órgãos pélvicos para fora da posição normal, frequentemente causado pelo enfraquecimento do assoalho pélvico.

As outras alternativas estão incorretas por se referirem a condições que não estão diretamente associadas como disfunções do assoalho pélvico:

  • A - Tiflite, enterite e cervicite: Estas são inflamações do intestino e do colo do útero, não relacionadas ao assoalho pélvico.
  • B - Infecção urinária, enterite e colite: Infecções do trato urinário e intestinal são comuns, mas não são disfunções do assoalho pélvico.
  • C - Endometrite, endometriose e cervicite: Condições que afetam o útero e tecidos associados, mas não diretamente o assoalho pélvico.
  • D - Doença inflamatória pélvica, colite e cervicite: Embora a doença inflamatória pélvica afete a região pélvica, não é uma disfunção do assoalho pélvico.

Para resolver questões como esta, é essencial identificar as condições que afetam diretamente o assoalho pélvico e diferenciá-las de outras doenças ginecológicas ou gastrointestinais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É fácil de entender que essas incontinências estão relacionadas à musculatura, que tudo tem a ver com o assoalho. Além do claro exemplo de prolapso.

Letra E.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo