Uma pesquisa tem por objetivo estimar a renda média domicili...
Considere os seguintes procedimentos para seleção da amostra:
I – seleção dos 100 domicílios por amostragem aleatória simples sem reposição;
II – seleção sistemática de 100 domicílios, com ordenação prévia dos mesmos, segundo uma variável auxiliar x disponível no cadastro, sendo x altamente correlacionada com a renda;
III – seleção de 2 quarteirões por amostragem aleatória simples sem reposição, sendo incluídos na amostra todos os 50 domicílios em cada quarteirão selecionado;
IV – seleção de 5 quarteirões por amostragem aleatória simples sem reposição, seguida de uma nova seleção aleatória simples sem reposição de 20 domicílios em cada quarteirão selecionado;
V – seleção de 10 quarteirões por amostragem aleatória simples sem reposição, seguida de uma nova seleção aleatória simples sem reposição de 10 domicílios em cada quarteirão selecionado.
Em ordem DECRESCENTE de eficiência estatística, ou seja, começando pelo plano mais eficiente e terminando pelo menos eficiente, a sequência correta é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Procedimento I (Amostragem Aleatória Simples Sem Reposição): Esse método seleciona uma amostra aleatória sem considerar a estrutura de conglomerados. Embora seja simples, pode não ser o mais eficiente devido à alta variabilidade sem considerar o agrupamento natural dos dados.
- Procedimento II (Amostragem Sistemática com Ordenação): A amostragem sistemática pode ser eficiente se a variável auxiliar for bem correlacionada com a variável de interesse. Esse método é eficiente se a variável auxiliar reduz a variabilidade da amostra.
- Procedimento III (Amostragem por Conglomerado com 2 Quarteirões): Selecionar apenas 2 quarteirões pode ser menos eficiente porque a amostra pode não ser representativa da variabilidade total. Esse método pode ter uma alta variabilidade intraclasse devido ao pequeno número de quarteirões.
- Procedimento IV (Amostragem por Conglomerado com 5 Quarteirões e 20 Domicílios em Cada): Esse método é mais eficiente que o III porque seleciona mais quarteirões e, portanto, captura uma maior variabilidade entre os quarteirões, reduzindo a variância intraclasse.
- Procedimento V (Amostragem por Conglomerado com 10 Quarteirões e 10 Domicílios em Cada): Esse método é geralmente o mais eficiente porque seleciona um número maior de quarteirões e ainda garante que há uma boa quantidade de domicílios dentro de cada quarteirão. Isso reduz a variância total da amostra e é mais representativo da população.
C - II, I, V, IV, III.
Para analisar a eficiência estatística dos diferentes procedimentos de seleção da amostra, é importante considerar como cada método impacta a variabilidade e a precisão da estimativa da renda média domiciliar. A eficiência estatística de um plano de amostragem está relacionada à sua capacidade de reduzir o erro de estimação para um dado tamanho de amostra.
Vamos considerar os elementos chave: o coeficiente de correlação intraclasse (que indica a similaridade entre domicílios dentro de um mesmo quarteirão) e a correlação entre a variável auxiliar x e a renda (que pode ser usada para melhorar a eficiência da amostragem).
1. Amostragem Aleatória Simples Sem Reposição (I): Este método não leva em consideração a estrutura de agrupamento dos domicílios em quarteirões nem a correlação de renda entre eles. Portanto, pode não ser o mais eficiente quando existe uma alta correlação intraclasse, pois a variabilidade entre os quarteirões não é explorada para reduzir o erro de estimação.
2. Seleção Sistemática com Ordenação Prévia (II): Quando a variável auxiliar x é altamente correlacionada com a renda, a seleção sistemática após a ordenação dos domicílios pode aumentar significativamente a eficiência da amostragem. Isso porque essa abordagem tende a garantir que a amostra seja representativa do espectro de rendas, reduzindo a variabilidade da estimativa.
3. Seleção de Quarteirões com Todos os Domicílios (III): Este procedimento implica uma alta dependência da correlação intraclasse, o que pode ser desvantajoso se essa correlação for positiva e significativa (como no caso dado, onde é 0,5). Selecionar todos os domicílios dentro de poucos quarteirões pode não capturar adequadamente a variabilidade entre quarteirões, resultando em menor eficiência.
4. Seleção de Quarteirões com Nova Seleção de Domicílios Dentro de Cada Quarteirão (IV e V): Esses métodos buscam combinar a seleção de quarteirões com a seleção subsequente de domicílios dentro dos quarteirões. Eles tentam aproveitar tanto a variabilidade entre os quarteirões quanto a variabilidade dentro dos quarteirões. A diferença entre selecionar 20 domicílios em cada quarteirão (IV) e 10 domicílios (V) afeta a eficiência, com uma seleção maior por quarteirão potencialmente oferecendo estimativas mais precisas devido à maior representatividade dentro do quarteirão.
Avaliando a ordem DECRESCENTE de eficiência com base na descrição e análise acima:
(II): A seleção sistemática com ordenação prévia, considerando a alta correlação com a renda, maximiza a eficiência ao assegurar uma amostra representativa da variabilidade da renda.
(I): A amostragem aleatória simples sem reposição é geralmente eficaz, mas menos eficiente que a (II) quando existe uma variável auxiliar correlacionada disponível.
(V): Este plano tenta equilibrar a representatividade entre e dentro dos quarteirões, sendo mais eficiente que a (IV) e (III) por incluir mais quarteirões na amostra.
(IV): Embora este plano também combine dois níveis de seleção, a escolha de menos domicílios em mais quarteirões (comparado a V) pode resultar em menor eficiência que (V) mas ainda é mais eficiente que (III).
(III): A seleção de todos os domicílios em apenas alguns quarteirões é a menos eficiente, especialmente com alta correlação intraclasse, pois pode não capturar a variabilidade total da população.
Logo, a sequência correta, em ordem decrescente de eficiência estatística, é II, I, V, IV, III.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo