As necessidades de ativo circulante de uma empresa variam du...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
reduz ao mínimo o risco de falta de caixa.
Quando o administrador financia todo o ativo fixo e o valor máximo do ativo circulante com empréstimos de longo prazo ele está captanto recursos. Isto provém recursos para o capital de giro. Somando o financiamento via patrimônio líquido há a minimização do risco de falta de liquidez, ou seja, de falta e caixa.
a) aumenta o lucro da empresa no período - ERRADA - O empréstimo não altera contas de resultado (receita) da empresa
b) aumenta o valor da empresa no mercado - ERRADA - para aumentar o valor de mercado é preciso aumentar alterar o capital social
c) aumenta os dividendos a serem distribuídos - ERRADA - Não há aumento de receita, não há aumento de lucro, logo, não aumenta o valor dos dividendos.
d) reduz ao mínimo o risco de falta de caixa - CERTA - Vai haver sobra de dinheiro no caixa.
e) reduz excessivamente o índice de liquidez corrente da empresa - ERRADA - A liquidez corrente é dada pelo ativo circulante / passivo circulante
Utilizando a teoria do fluxo de caixa que divide as transações entre aplicações ou fontes de caixa, temos que o aumento no passivo é fonte de caixa, pois aumenta-o. Assim, complementando os comentários já expostos, quando há aumento no passilvo, o risco da falta de caixa diminui, pois aumenta esta conta.
Quanto ao índice de liquidez corrente, como a colega falou, é dado por AC/PC. Para que reduzisse excessivamente, seria necessário um aumento significativo de PC, o que não é o caso da questão, que fala em empréstimos a longo prazo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo