De acordo com o definido na Resolução CFC n. 750/1993, é co...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra A
a) CERTO: Pessoal, alternativa correta e é o nosso gabarito; conforme a resolução CFC 750/93, o Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Quanto à segunda parte, pode causar estranheza, mas está correta; quanto mais tempestiva, ou seja, mais rápida uma informação, ela tende a ser menos confiável e vice-versa.
b) Item incorreto, visto que se a empresa já prevê o encerramento de suas atividades em determinado período, o Princípio da Continuidade não está sendo atendido.
c) A segunda parte da assertiva está incorreta, visto que, conforme art. 7º da resolução 750/93, os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente NA MOEDA DO PAÍS, QUE SERÃO MANTIDOS NA AVALIAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS POSTERIORES (grifo nosso), inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.
d) Item sem fundamento, visto que, o uso de contas retificadoras atende, às variações do custo histórico e não, necessariamente, à ideia de conservadorismo.
e) Item incorreto, pois o reconhecimento de receitas, despesas, ativos e passivos serão vinculados ao Princípio da Competência; não se aplica somente ao passivo.
https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf
bons estudos
a) o Princípio da Oportunidade exige tempestividade e integralidade nos lançamentos das variações ocorridas no patrimônio de uma entidade, ainda que pairem dúvidas acerca do valor correto envolvido.
CERTO, o principio da oportunidade refere-se a mensuração (medição) dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas.
b) o Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará operando indefinidamente, ainda que a previsão de encerramento de suas atividades esteja definida em seu estatuto ou contrato social.
ERRADO, o princípio da continuidade pressupõe que a entidade continuará operando no futuro. Mas apenas pressupõe, até que existam provas ao contrário.
c) o Princípio do Registro pelo Valor Original impõe que os componentes do patrimônio sejam inicialmente registrados nos valores originais, respeitando-se a manutenção das moedas adotadas.
ERRADO, o principio do registro pelo valor original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, EXPRESSOS EM MOEDA NACIONAL.
d) a criação de contas retificadoras do ativo deve respeitar o Princípio do Conservadorismo.
ERRADO,o Princípio do Conservadorismo Contábil (ou Prudência) determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO. Nada diz o princípio sobre criação de contas retificadoras do ativo.
e) o Princípio da Competência vincula-se somente a contas do ativo.
ERRADO, pois o reconhecimento de receitas, despesas, ativos e passivos serão vinculados ao Princípio da Competência; não se aplica somente ao ativo.
Q623598
Contabilidade Geral
Contabilidade - Noções Gerais, Princípios de Contabilidade
Ano: 2016
Banca: CESPE
Órgão: FUNPRESP-EXE
Prova: Analista - Área Contabilidade e Finanças
Resolvi certo
Acerca dos princípios e das convenções contábeis, julgue o próximo item.
O princípio da continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro; caso o encerramento de suas operações seja conhecido, essa informação deverá ser levada em consideração para a mensuração e a divulgação dos componentes do patrimônio.
GABARITO: CERTO
A RELAÇÃO ENTRE A OPORTUNIDADE E A CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL REFERE-SE AO FATO DE QUE PARA A INFORMAÇÃO SER OPORTUNA E CONSEQUENTEMENTE RELEVANTE NÃO É POSSÍVEL AGUARDAR A APURAÇÃO DA TOTAL CONFIANÇA DA INFORMAÇÃO, POIS PODE SER QUE QUANDO ELA SE TORNE CONFIÁVEL TENHA PERDIDO SUA RELEVÂNCIA. PORTANTO, O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE REQUER UM JULGAMENTO PROFISSIONAL PARA DEFINIR O MOMENTO MAIS OPORTUNO PARA PRODUZIR INFORMAÇÕES ÍNTEGRAS E TEMPESTIVAS SEM A PERDA DA CONFIABILIDADE.
O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo