O propósito comunicativo dominante no texto é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. da banca B.
Discordo do gabarito, pois na minha opnião, o propósito "dominante" é apresentar os dados da pesquisa, defendendo, por meio dos "dados da pesquisa", a ideia do Braisl manter sua força de trabalho ativa e saudável.
Inclusive, no 2º parágrafo do texto, tem essa passagem: "Mantê-los saudáveis e ativos se torna, assim, uma das variáveis para o crescimento econômico e para o desenvolvimento."
Após esse parágrafo, são citadas, inúmeras vezes, os dados da pesquisa. Seguem abaixo as passagens:
3º parágrafo - "Em estudo recente que elaboramos na Victoria University, "Impactos econômicos das doenças crônicas na produtividade e na aposentadoria precoce: o Brasil em foco",...
5º parágrafo - "...uma das principais questões com que o Brasil terá que lidar é o crescimento das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na força de trabalho."
5º parágrafo - "...o Brasil tem o maior nível de DCNTs, medido pelo número de anos..."
6º parágrafo - "O relógio está correndo e aponta que é a hora de o Brasil olhar para os impactos das DCNTs na produtividade da força de trabalho e na aposentadoria precoce da população economicamente ativa."
Márcio, nessa vou ter que discordar de você, acho que é a primeira, rs
Sim, o texto apresenta vários dados e estudos científicos para apontar as consequências econômicas de uma população ativa, mas doente. Porém, como já é alertado no título, o autor defende que devem ser tomadas medidas que reduzam a incidência das doenças descritas para que essa população envelhecida auxilie no desenvolvimento econômico brasileiro para evitar que os indicadores nessa área fiquem estagnados com o passar do tempo. Nessa, fico com o gabarito. Abraços
Acredito que a justificativa da letra B ser a correta está aqui:
O relógio está correndo e aponta que é a hora de o Brasil olhar para os impactos das DCNTs na produtividade da força de trabalho e na aposentadoria precoce da população economicamente ativa. Se projetadas até 2030, essas perdas totalizariam 8,7% do PIB, o equivalente a US$ 184 bilhões a menos...
O próprio título já indica que não deve perder tempo..temos que ter saúde e produtividade.
Segundo o texto, as pessoas estão se aposentando mais rápido devido às consequências de doenças crônicas, com isso, estão deixando de contribuir de forma ativa.
Bons estudos
Deus na frente, sempre!
b)
defender a ideia de que o Brasil precisa manter sua força de trabalho ativa e saudáve l para crescer economicamente
Gab. B
A resposta se encontra no último período do segundo parágrafo do texto.
"[...] Mantê-los saudáveis e ativos se torna, assim, uma das variáveis para o crescimento econômico e para o desenvolvimento."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo