Um indivíduo trabalha 10 horas por dia na produção de peixe,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275715 Economia
Um indivíduo trabalha 10 horas por dia na produção de peixe, de coco ou uma combinação das duas atividades. Se Lp horas forem dedicadas à produção de peixe, o resultado será uma produção de 10 Lp quilos de peixe. Por outro lado, se forem dedicadas Lc horas na produção de coco, o resultado será 20 Lc quilos de coco. Considerando o exposto, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

10 Lp = 20 Lc

Lp/Lc = 2

É preciso dois trabalhadores de peixe para produzir a mesma quantidade de coco.

Realmente não entendi. Pelo exposto no problema a produção horária de coco é maior que a de peixe na razão de 2, ou seja, no mesmo intervalo de tempo o trabalhador produz 2 kgs de coco ou 1 Kg de peixe. A alternativa correta está como sendo a E. Entendo que o correto seria se o indivíduo aumentar a produção de peixe em 1 kg, deverá reduzir a produção de coco em 2 Kgs.

Acredito que ouve algum erro na digitação desta questão.

Se alguém puder esclarecer agradeço.

RESPOSTA E

enquanto um prof ou economista não responde, pelo menos aprendemos os conceitos

C) Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção e cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. wikipedia

E) O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. wikipedia

#sefaz-al

GABARITO ERRADO

(a CESPE já cometeu muitos erros nesse assunto, então cuidado pessoal!)

A alternativa correta é a C (recurso necessário).

RESOLUÇÃO

 >>> Se a especialização em peixe é 10 Lp, isso significa que em 1 hora se produzem 10 peixes (em 10 horas, 100 peixes).

>>> Se a especialização em côco é 20 Lc, isso significa que em 1 hora se produzem 20 côcos (em 10 horas, 200 côcos).

>>> Custo de oportunidade na produção de peixe: CO(p) = Pcôco / Ppeixe = 200 / 100 = 2

>>> Custo de oportunidade na produção de côco: CO(c) = Ppeixe / Pcôco = 100 / 200 = 0,5

Resultado: especialização em côco, pois CO(c) < CO(p)

ALTERNATIVAS

 

A) Um ponto na curva de possibilidade de produção (CPP) em que dois bens são produzidos é mais eficiente que um ponto na CPP em que um só bem esteja sendo produzido.

ERRADO - a produção conjunta ou de canto (com apenas 1 bem produzido) são igualmente eficientes, pois se encontram sob a mesma curva de possibilidades de produção.

 

B) A produção máxima desse indivíduo é de 100 quilos de peixe ou 50 quilos de côco.

ERRADO - nas 10 horas, é possível produzir 100 peixes ou 200 côcos.

 

C) A inclinação da curva de possibilidade de produção (CPP) é igual a 2 em módulo — considerando a produção de côco no eixo horizontal e de peixe, no eixo vertical.

CERTO - ver resolução acima.

 

D) Se o indivíduo estiver produzindo 50 unidades de peixe e 25 unidades de côco, então a economia estará operando em uma situação Pareto eficiente.

ERRADO - Pareto eficiente requer produção na curva de fronteira de possibilidades. Se a produção é de 50 unidades de peixe, estar-se-á usando 5 horas de trabalho. Com 5 horas de trabalho, produzem-se 100 unidades de côco (e não 25).

 

E) O custo de oportunidade de côco em termos de peixe é igual a 2, isto é, se o indivíduo aumentar a produção de côco em um quilo, deverá reduzir a produção de peixe em 2 quilos.

ERRADO - O custo de oportunidade de côco é 0,5 (ver resolução acima).

 

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo