Nos termos do definido no CPC-27 "Ativo Imobilizado", aprov...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q626390 Contabilidade Geral
Nos termos do definido no CPC-27 "Ativo Imobilizado", aprovado pela Comissão de Valores Imobiliários, e na NBC TG 27, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D

A) Os custos para implantação de um Ativo Imobilizado (Instalação e montagem) devem ser incluídos no custo do ativo imobilizado.

B) Lei 6.404 Art. 183 § 3o A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (...)

C) Os gastos subsequentes de um ativo imobilizado podem ser divididos em manutenção periódica (que vai para despesa) e as paradas programadas (que são gastos de capital e são ativadas, isto é, o valor gasto é contabilizado no custo do ativo, e passa a ser depreciado).
O método atual é de dar baixa no valor contábil do item substituído e capitalizar (contabilizar como ativo) o novo item.

D) Este é o nosso gabarito, conforme visto no item anterior

E) Item incorreto. Os impostos que não são recuperáveis compõem o custo do ativo imobilizado. Os recuperáveis ficam registrado em conta específica do ativo.

https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf

bons estudos

CPC 02 , informação util para o tema :

43. Cada componente de um item do ativo imobilizado com custo significativo em relação ao custo total do item deve ser depreciado separadamente. 

44. A entidade aloca o valor inicialmente reconhecido de um item do ativo imobilizado aos componentes significativos desse item e os deprecia separadamente. Por exemplo, pode ser adequado depreciar separadamente a estrutura e os motores de aeronave, seja ela de propriedade da entidade ou obtida por meio de operação de arrendamento mercantil financeiro. De forma similar, se o arrendador adquire um ativo imobilizado que esteja sujeito a arrendamento mercantil operacional, pode ser adequado depreciar separadamente os montantes relativos ao custo daquele item que sejam atribuíveis a condições do contrato de arrendamento mercantil favoráveis ou desfavoráveis em relação a condições de mercado. 

45. Um componente significativo de um item do ativo imobilizado pode ter a vida útil e o método de depreciação que sejam os mesmos que a vida útil e o método de depreciação de outro componente significativo do mesmo item. Esses componentes podem ser agrupados no cálculo da despesa de depreciação. 

46. Conforme a entidade deprecia separadamente alguns componentes de um item do ativo imobilizado, também deprecia separadamente o remanescente do item. Esse remanescente consiste em componentes de um item que não são individualmente significativos. Se a entidade possui expectativas diferentes para essas partes, técnicas de aproximação podem ser necessárias para depreciar o remanescente de forma que represente fidedignamente o padrão de consumo e/ou a vida útil desses componentes. 

47. A entidade pode escolher depreciar separadamente os componentes de um item que não tenham custo significativo em relação ao custo total do item. 

13. Partes de alguns itens do ativo imobilizado podem requerer substituição em intervalos regulares(...)a entidade reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado o custo da peça reposta desse item quando o custo é incorrido se os critérios de reconhecimento forem atendidos.

14. Uma condição para continuar a operar um item do ativo imobilizado (por exemplo, uma aeronave) pode ser a realização regular de inspeções importantes em busca de falhas, independentemente das peças desse item serem ou não substituídas. Quando cada inspeção importante for efetuada, o seu custo é reconhecido no valor contábil

(c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado

GAB: LETRA D

Complementando!

Fonte: Prof, Gilmar Possati / CPC 27

Vamos analisar as opções. 

a. Errado. Os custos para implantação de um Ativo Imobilizado devem ser ativados (compõe o custo do ativo imobilizado). Logo, não devem ser lançados a título de despesas operacionais. 

b. Errado. Ativos imobilizados se submetem ao teste de recuperabilidade.  

c. Errado. Custos com mão de obra para manutenção corretiva de Ativos Imobilizados devem ser apropriados como despesa (reconhecidos no resultado quando reconhecidos). 

d. Certo. As paradas programadas, segundo o CPC 27, são condições para determinado ativo continuar em operação e, portanto, devem ser ativadas (compõe o custo do ativo imobilizado). 

Aqui vale destacar o nosso resumo sobre o assunto: 

  • Custos Subsequentes (CPC 27) 
  • Manutenção Periódica ⟹ não compõe o custo do ativo imobilizado. Valor é reconhecido como despesa no resultado. Inclui o custo de pequenas peças. 
  • Substituição de peças (importantes) em intervalos regulares ⟹  a entidade reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado o custo da peça reposta (compõe o custo do ativo imobilizado). 
  • Inspeções regulares importantes (paradas programadas) ⟹ custo da inspeção é reconhecido no valor contábil do item do ativo imobilizado como uma substituição (compõe o custo do ativo imobilizado). 

e. Errado.  O preço de aquisição de um Ativo Imobilizado deve ser deduzido  dos valores correspondentes a impostos recuperáveis

GAB = D

O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se:

(a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade;

(b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.

 

Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período.

 

Mas o Custo ser um ativo? Como assim? Deveria ser uma despesa, não?

 

Tem-se que pensar assim: O valor do ativo imobilizado abarca tudo relacionado a sua compra, instalação, etc. (ficando pronto para uso), e suas peças de reposição. Tudo q foi gasto para o uso do item é registrado como ativo (ativo imobilizado) pois passou a ser um bem.

 

A entidade não reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado os custos da manutenção periódica do item. Pelo contrário, esses custos são reconhecidos no resultado (despesas) quando incorridos.

 

Gastos de Capital – são os que irão beneficiar mais de um exercício social e devem ser adicionados ao valor do Ativo Imobilizado.

 

Gastos do Período (despesas) – para manter o Imobilizado em condições de operar, não lhe aumentando o valor.

Inspeções importantes = Passa a compor o ativo imobilizado

Manutenção periódica = reconhece como despesa quando incorrida.

Erros = comentem para alterações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo