Julgue as afirmativas abaixo sobre o breve interregno democr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3026886 História
Julgue as afirmativas abaixo sobre o breve interregno democrático (1934-1937) e seus rebatimentos no Espírito Santo:

Texto de apoio: ACHIAMÉ, Fernando A.M. O Espírito Santo na Era Vargas (1930-1937): Elites políticas e reformismo autoritário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

I. No interregno de 1934 a 1937, as práticas democráticas do liberalismo político foram retomadas de forma significativa pela reconstitucionalização do país e pela abertura partidária. A volta dos partidos políticos regionais, fortalecida pela sua composição social, é um marco do reflorescimento do poder das elites regionais, que se tornaram novamente protagonistas do jogo político.

II. Dos anos em que governou o Espírito Santo, o período de 1934 a 1937 foi o período no qual Bley esteve em maiores dificuldades, pois já não mais nutria-se do apoio do governo central para ocupar o principal cargo político do estado. Além disso, ficou vulnerável ao jogo político das elites regionais e, consequentemente, das ações da Assembleia Constituinte Estadual, cuja autonomia o impedia de intervir nos trabalhos legislativos.

III – Quando houve o endurecimento político do regime, em preparação para o golpe do Estado Novo desfechado em 10 de novembro de 1937, Bley temia pela sua autoridade, no que diz respeito ao controle por ele exercido sobre o aparelho regional do Estado, apesar de ter sido nomeado o executor, no Espírito Santo, do Estado de Guerra decretado na semana anterior.
IV. Bley permaneceu no comando da política estadual por muitos anos porque soube adaptarse aos novos tempos e fazer com que seu grupo o acompanhasse nessa postura política. Logo, não foram incomuns trocas de aliados, materializadas em rupturas de alianças e cooptação de adversários políticos. Não foram incomuns mudanças políticoadministrativas por ele realizadas no tabuleiro da administração estadual.

Estão CORRETAS:
Alternativas