Em relação ao mercado de bens e serviços, é correto afirmar...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A a inclinação da curva IS pode ser entendida como a sensibilidade do investimento à taxa de juros, mesmo que suas coordenadas sejam expressas em termos de taxa de juros e produto.
VERDADEIRO - A curva IS é a expressão dos juros em função da produção { i = f (Y) }, demonstrando todos os possíveis pontos de equilíbrio no mercado de bens com igualdade entre oferta e demanda agregadas, o que se dá com a igualdade macroeconômica entre investimento e poupança que resultam em um produto e uma taxa de juros de equilíbrio. Sua inclinação é justamente o reflexo da inclinação da função investimento, que é a sensibilidade daquela função aos juros (inversamente proporcional).
B um ponto acima e à direita da curva IS indica que o mercado de bens está fora do equilíbrio, pois há excesso de demanda.
FALSO - pontos acima da curva IS são reflexo de juros mais altos para um mesmo nível de produção. Juros mais altos reduzem o produto, pois o investimento será menor, bem como a consumo (uma vez que a poupança será maior). No agregado, o produto diminuirá, com menor demanda (reduz-se o poder aquisitivo), o que se traduz em excesso de OFERTA.
C a queda na taxa de inflação esperada, para uma dada taxa nominal de juros, provoca um deslocamento da função IS para cima e para a direita.
FALSO - Se a expectativa é de queda nos preços, a curva de oferta agregada (OA) se desloca para a direita e para baixo, o que resulta em maior quantidade de produto (eixo das abscissas) com um preço menor (eixo das ordenadas). Esse novo par no espaço produto é equivalente em termos de produto real (antes a produção era menor e os preços maiores, agora a produção é maior e os preços menores). Se o produto é maior, o reflexo na curva IS será o mesmo: deslocamento para direita e para baixo, resultando em menor juros.
D a taxa de câmbio real afeta diretamente o Balanço de Pagamentos, mas não tem relação com a demanda agregada.
FALSO - A demanda agregada possui o elemento INVESTIMENTO dentro de si, e esse elemento é inversamente proporcional à taxa de juros. Como a taxa de câmbio influencia os juros a partir do modelo de arbitragem internacional dos juros { r = r* + expec (desv. câmbio) + CT + RP }, tudo está interligado.
E uma redução nos tributos autônomos provoca deslocamento do equilíbrio sobre a função IS.
FALSO - Redução dos tributos desloca a curva IS toda para a direita, e não "sobre" a função IS.
GABARITO: A
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo