Assinale a alternativa correta sobre a utilização dos traba...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A norma técnica contábil que aborda esse assunto é a NBC TA 610. Essa norma trata da responsabilidade do auditor externo (auditor independente), quando ele utilizar o trabalho dos auditores internos.
Dica! Essa norma técnica é raramente cobrada em provas. Quando é cobrada, é de forma literal como veremos nessa questão. Logo, o custo-benefício de tentar decorá-la é baixíssimo.
Feita a introdução, vamos resolver a questão de forma bem objetiva, indo direto para as alternativas:
A) Certo, conforme NBC TA 610:
“5. No Brasil não existe qualquer lei ou regulamento que proíba ou restrinja a alguma extensão a utilização pelo auditor independente do trabalho da auditoria interna ou utilização de assistência direta de auditores internos (ver item A31). As normas internacionais de auditoria e esta Norma, em particular, não se sobrepõem às legislações ou regulamentações da jurisdição que regem a auditoria das demonstrações contábeis."
B) Errado, existindo na entidade auditada a função de auditoria interna, o auditor independente pode utilizar o trabalho da auditoria interna para modificar a extensão dos procedimentos de auditoria, conforme NBC TA 610:
“3 (...) Nada nesta Norma exige que o auditor independente use o trabalho da auditoria interna para modificar a natureza, a época ou para reduzir a extensão dos procedimentos de auditoria a serem por ele executados, ou seja, permanece com o auditor independente a decisão sobre a estratégia global de auditoria."
C) Errado a identificação de riscos de distorção significativos é um dos procedimentos vedados nesse caso de assistência, conforme NBC TA 610:
“30. O auditor independente não deve utilizar os auditores internos para prestar assistência direta para executar procedimentos que:
(...)
(b) estejam relacionados com riscos de distorção relevante avaliados como significativos, onde o julgamento exigido na execução dos procedimentos aplicáveis de auditoria ou na avaliação da evidência de auditoria obtida é mais do que limitado."
D) Errado, a opinião de auditoria sobre as demonstrações é exclusiva dos auditores independentes, conforme NBC TA 610:
“32. O auditor independente deve avaliar se, quando agregado, a utilização planejada de assistência direta dos auditores internos junto com o uso planejado do trabalho da função de auditoria interna continua resultando em suficiente envolvimento do auditor independente no trabalho de auditoria das demonstrações contábeis, dada a exclusiva responsabilidade do auditor independente na emissão de opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis."
E) Errado, assistência direta de auditores internos depende de outros fatores, como a competência da equipe e ameaças a objetividade, a supervisão não é condição para isso.
“26. O auditor independente pode ser proibido por lei ou regulamento de obter assistência direta dos auditores internos. Se assim for, não se aplicam os itens 27 a 35 e 37 (ver A31).
27. Se a utilização de auditores internos para prestar assistência direta não for proibido por lei ou regulamento, como no caso brasileiro em que não existe tal proibição, e o auditor independente pretende utilizar os auditores internos para prestar assistência direta no trabalho de auditoria das demonstrações contábeis, o auditor independente deve avaliar a existência e a importância das ameaças à objetividade, bem como o nível de competência dos auditores internos que fornecerão a assistência. Essa avaliação deve incluir investigação sobre os interesses e relacionamentos dos auditores internos que podem criar ameaça à objetividade deles."
Gabarito do Professor: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
A alternativa correta é a A.
Por quê?
A NBC TA 610, de fato, estabelece que no Brasil não há impedimentos legais ou regulatórios para que o auditor independente utilize o trabalho da auditoria interna, incluindo a obtenção de assistência direta de auditores internos. Essa flexibilidade permite que o auditor externo aproveite o conhecimento e os recursos da equipe interna para otimizar seus procedimentos.
Análise das demais alternativas:
- B: A utilização do trabalho da auditoria interna não significa necessariamente uma redução na extensão dos procedimentos de auditoria. O auditor independente é responsável pela opinião expressa sobre as demonstrações contábeis e, portanto, deve avaliar a natureza, a época e a extensão dos trabalhos realizados pela auditoria interna para determinar se eles são suficientes e adequados para seus propósitos.
- C: A identificação de riscos de distorção significativos das demonstrações contábeis é uma atividade típica da auditoria interna e pode ser de grande valia para o auditor independente. Ao utilizar os trabalhos da auditoria interna, o auditor externo pode obter informações importantes para planejar e executar seus procedimentos.
- D: A opinião de auditoria é exclusivamente do auditor independente. A utilização do trabalho da auditoria interna pode auxiliar na formação dessa opinião, mas a responsabilidade final é do auditor externo.
- E: A assistência direta de auditores internos pode ser utilizada em muitos procedimentos de auditoria, mas não em todos. O auditor independente deve avaliar a natureza e a complexidade de cada procedimento para determinar se a utilização de assistentes internos é apropriada. Além disso, essa assistência deve sempre ser supervisionada pelo auditor independente.
FONTE: GEMINI
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo