A passagem do texto em que as palavras estão todas empregada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2521806 Português
Leia o texto, para responder à questão.

    Com tanta coisa acontecendo no mundo, deve ser molez a arranjar assunto fresquinho para escrever. Foi o que me disseram outro dia, e me flagrei pensando: quem dera.
    Recebemos uma overdose de informação, mas isso não significa que os acontecimentos sejam surpreendentes a ponto de fazer a festa dos colunistas. É leite tirado de pedra diariamente. Como ser original quando tudo se repete e repete e repete?
    O Brasil inteiro está comentando a lista de convocados pelo técnico, uns o criticando, outros o absolvendo, e daqui a pouco uma nova Copa começará em que a nossa seleção terá boa chance de vencer, e alguma de perder. Já não passamos por isso antes, igualzinho?
    Questões envolvendo a extradição de um criminoso, ataques sangrentos em alguns países, crise nas Bolsas de Valores, barreiras comerciais afetando a relação entre países, alerta para chuva forte, violência nas estradas. Mais do mesmo.
    Atos insanos surgem aqui e ali, nos escandalizando por alguns dias, fazendo com que discutamos sobre mentes d oentias e a necessidade que tantos têm de espetacularizar a própria história, e então, passado o susto, viramos a página.
    Crises econômicas, conflitos religiosos, garotos matando colegas de aula, casamentos e separações de celebridades, denúncias de corrupção, tendências da moda outono-inverno, últimos capítulos de novela. O que ainda suspende a nossa respiração? O que é que ainda falta dizer? O que ainda nos deixa perplexos? Como ofertar um pouco de originalidade ao leitor? Que pretensão.
    É só um desabafo: hoje os absurdos se sucedem em e scala industrial e os fatos novos são como mariposas, nascem e morrem no mesmo dia. Por essas e outras, persevero no trivial, que, contrariando sua natureza, passou a ser o inusitado da vida.

(Martha Medeiros, Feliz por nada. Adaptado)
A passagem do texto em que as palavras estão todas empregadas em sentido próprio é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

adoro esse tipo de questão

A Com tanta coisa acontecendo no mundo, deve ser moleza arranjar assunto fresquinho para escrever.

B Recebemos uma overdose de informação, mas isso não significa que os acontecimentos sejam surpreendentes a ponto de fazer a festa dos colunistas.

C… fazendo com que discutamos sobre mentes doentias e a necessidade que tantos têm de espetacularizar a própria história, e então, passado o susto, viramos a página.

D O que é que ainda falta dizer? O que ainda nos deixa perplexos? Como ofertar um pouco de originalidade ao leitor? Que pretensão. GABARITO

E… hoje os absurdos se sucedem em escala industrial e os fatos novos são como mariposas, nascem e morrem no mesmo dia.

Gabarito: Letra D

Lembre:

Sentido próprio: Refere-se ao uso das palavras em seu significado literal e direto. (Denotativo)

Sentido figurado: Refere-se ao uso das palavras com significados que vão além do literal, geralmente associados a metáforas.

a) Com tanta coisa acontecendo no mundo, deve ser moleza arranjar assunto fresquinho para escrever.

"Fresquinho" está sendo usado como um sinônimo de novidades.

b) Recebemos uma overdose de informação, mas isso não significa que os acontecimentos sejam surpreendentes a ponto de fazer a festa dos colunistas.

"Overdose" descreve um excesso de informação, e "fazer a festa dos colunistas" sugere que algo é muito bom para os colunistas.

c) … fazendo com que discutamos sobre mentes doentias e a necessidade que tantos têm de espetacularizar a própria história, e então, passado o susto, viramos a página.

"Viramos a página" também é uma expressão figurada, pois não existe forma de fazer isso de forma literal

d) CORRETA

e) … hoje os absurdos se sucedem em escala industrial e os fatos novos são como mariposas, nascem e morrem no mesmo dia.

"Mariposas" é usado como metáfora, para indicar efemeridade.

Redação para concursos: @obrabodaredacao

MJCP

Alguém pode ofertar originalidade? E alguém pode comprar? Não entendi como essa frase pode estar no sentido próprio.

O maior erro nesse tipo de questão é trazer o pensamento equivocado de que tudo que é físico é próprio e tudo que é imaterial é figurado.

Perceba, o uso do sentido figurado diz respeito às palavras usadas em um contexto específico para passar um sentido diferente do seu literal. Não tem nada a ver com a pessoa poder comprar aquilo ou não.

"Aquele menino é de ouro." Note: Até podemos comprar ouro, mas nesse caso, o ouro se refere à qualidade do menino, ao fato de ele ser especial, não ao ouro minério.

"João tem cara de bolacha." Observe: eu posso comprar bolacha, mas no caso em questão, a bolacha atribui uma especificidade ao rosto de João por ser redondo, e não de fato ao alimento.

"Neymar joga o fino." Veja: Fino aqui não se trata da qualidade física de ser estreito, mas sim de ser refinado, de ser bom, de qualidade...

"Silvio Santos nada em dinheiro." Nesse caso: O vovô Silvio não nada de fato, como nadaria em uma piscina, mas sim traz o significado de que ele tem dinheiro em abundância.

Espero que tenha compreendido. Abraços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo