A passagem do texto em que as palavras estão todas empregada...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
adoro esse tipo de questão
A Com tanta coisa acontecendo no mundo, deve ser moleza arranjar assunto fresquinho para escrever.
B Recebemos uma overdose de informação, mas isso não significa que os acontecimentos sejam surpreendentes a ponto de fazer a festa dos colunistas.
C… fazendo com que discutamos sobre mentes doentias e a necessidade que tantos têm de espetacularizar a própria história, e então, passado o susto, viramos a página.
D O que é que ainda falta dizer? O que ainda nos deixa perplexos? Como ofertar um pouco de originalidade ao leitor? Que pretensão. GABARITO
E… hoje os absurdos se sucedem em escala industrial e os fatos novos são como mariposas, nascem e morrem no mesmo dia.
Gabarito: Letra D
Lembre:
Sentido próprio: Refere-se ao uso das palavras em seu significado literal e direto. (Denotativo)
Sentido figurado: Refere-se ao uso das palavras com significados que vão além do literal, geralmente associados a metáforas.
a) Com tanta coisa acontecendo no mundo, deve ser moleza arranjar assunto fresquinho para escrever.
"Fresquinho" está sendo usado como um sinônimo de novidades.
b) Recebemos uma overdose de informação, mas isso não significa que os acontecimentos sejam surpreendentes a ponto de fazer a festa dos colunistas.
"Overdose" descreve um excesso de informação, e "fazer a festa dos colunistas" sugere que algo é muito bom para os colunistas.
c) … fazendo com que discutamos sobre mentes doentias e a necessidade que tantos têm de espetacularizar a própria história, e então, passado o susto, viramos a página.
"Viramos a página" também é uma expressão figurada, pois não existe forma de fazer isso de forma literal
d) CORRETA
e) … hoje os absurdos se sucedem em escala industrial e os fatos novos são como mariposas, nascem e morrem no mesmo dia.
"Mariposas" é usado como metáfora, para indicar efemeridade.
Redação para concursos: @obrabodaredacao
MJCP
Alguém pode ofertar originalidade? E alguém pode comprar? Não entendi como essa frase pode estar no sentido próprio.
O maior erro nesse tipo de questão é trazer o pensamento equivocado de que tudo que é físico é próprio e tudo que é imaterial é figurado.
Perceba, o uso do sentido figurado diz respeito às palavras usadas em um contexto específico para passar um sentido diferente do seu literal. Não tem nada a ver com a pessoa poder comprar aquilo ou não.
"Aquele menino é de ouro." Note: Até podemos comprar ouro, mas nesse caso, o ouro se refere à qualidade do menino, ao fato de ele ser especial, não ao ouro minério.
"João tem cara de bolacha." Observe: eu posso comprar bolacha, mas no caso em questão, a bolacha atribui uma especificidade ao rosto de João por ser redondo, e não de fato ao alimento.
"Neymar joga o fino." Veja: Fino aqui não se trata da qualidade física de ser estreito, mas sim de ser refinado, de ser bom, de qualidade...
"Silvio Santos nada em dinheiro." Nesse caso: O vovô Silvio não nada de fato, como nadaria em uma piscina, mas sim traz o significado de que ele tem dinheiro em abundância.
Espero que tenha compreendido. Abraços.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo