A afirmação do texto com a qual o autor busca minimizar sua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2521811 Português
Leia o texto, para responder à questão.

O mundo bizarro dos influencers

    Apesar de deplorar uma cultura em que o fenômeno do influencer pode alçar nulidades à fama e à fortuna, tento controlar meu desdém. Afinal, controlar os gostos e os interesses de muitos milhões de pessoas ao mesmo tempo sem saber nada sobre elas individualmente nem sobre as circunstâncias de suas vidas é muita arrogância.
    Com base em que, então, eu condeno o fenômeno da cultura influencer? Tenho alguma razão para fazer isso além de um gosto pessoal visceral?
    Talvez a existência de influenciadores de sucesso distorça e corrompa as ambições dos jovens. Isso desvia as pessoas de sonhos alcançáveis e úteis para sonhos de fama e riqueza fáceis, mas muito improváveis. Diz-se que para cada influenciador bem-sucedido existe um número desconhecido de pessoas tentando se tornar influenciadoras. Suas vidas são desperdiçadas na busca dessa utopia.
    Fica a sensação de que existe diferença entre aqueles que fracassam em ambições dignas e aqueles que buscam a fama como influenciadores. Não é fácil decifrar o talento n ecessário para tentar ser um influenciador, além de um quê de descaramento e exibicionismo, o que, em todo caso, são características, não talentos. As reais habilidades necessárias para influenciadores de sucesso, retirados da obscuridade e alçados à fama, parecem ser modestas, para dizer o mínimo.

(Theodore Dalrymple. Revista Oeste, ed. de 27.01.2023. Adaptado)
A afirmação do texto com a qual o autor busca minimizar sua contundência na crítica à cultura influencer é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) "... tento controlar meu desdém." (1º parágrafo)

A frase demonstra que, apesar de ter uma visão crítica sobre os influencers, o autor está tentando moderar sua reação emocional negativa ("desdém") para não ser excessivamente severo.

B) "... um gosto pessoal visceral? (2º parágrafo)"

  • A frase não minimiza a contundência da crítica, mas sim questiona se a aversão do autor ao fenômeno dos influencers é apenas uma questão de gosto pessoal. Ela reflete uma dúvida do autor sobre a base de sua crítica, mas não suaviza a crítica em si.

C) "Suas vidas são desperdiçadas… (3º parágrafo)"

  • A frase é uma crítica direta e severa ao fenômeno dos influencers, afirmando que muitas pessoas desperdiçam suas vidas tentando se tornar influencers. Não há tentativa de minimizar a crítica aqui.

D) "... um quê de descaramento e exibicionismo… (4º parágrafo)"

  • A frase também é uma crítica direta e dura, descrevendo características negativas dos influencers (descaramento e exibicionismo). Não há suavização da crítica nesta afirmação.

E) "... para dizer o mínimo. (4º parágrafo)"

  • A frase, usada no contexto, serve para enfatizar a crítica, sugerindo que as habilidades dos influencers são mínimas, ou até menos do que isso. Novamente, não há uma tentativa de minimizar a crítica.

Gabarito: Letra A

Nobre questão de interpretação.

Observe o trecho "apesar de deplorar uma cultura em que o fenômeno do influencer pode alçar nulidades à fama e à fortuna, tento controlar meu desdém."

No texto, o autor expressa críticas fortes à cultura influencer, mas também menciona tentar controlar seu desdém e questiona se há fundamentos além de um gosto pessoal visceral para suas críticas.

Redação para concursos: @obrabodaredacao

MJCP

A alternativa "A" dá um tom de ironia quando lida dentro do texto.

Se tem algo que esse autor não quis passar foi a ideia de amenizar para os Influencers. Só preferiu não falar muito sobre quem alimenta essa raça quase sempre inútil (os Idioters).

Discordo do gabarito.

Quando eu falo que vou tentar me controlar em falar mal de um político, isso só mostra que eu tenho um grande desdém por tal político, e não que, de fato, quero amenizar o que irei falar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo