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Q80207 Engenharia de Software
A modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de classes é feita pelo diagrama de
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Alternativa correta: D - objetos.

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software. Ela pode ser usada para visualizar, especificar, construir e documentar artefatos de um sistema de software. Entre os diversos tipos de diagramas que a UML define, temos:

  • Diagrama de Classes: Utilizado para representar a estrutura estática de um sistema, mostrando suas classes, atributos, operações e as relações entre elas.
  • Diagrama de Objetos: Uma espécie de instância do diagrama de classe que mostra como os objetos interagem e seu estado em um determinado momento da execução do sistema. É a alternativa correta porque especificamente ilustra instâncias de itens (objetos) que são definidos pelo diagrama de classes.
  • Diagrama de Sequência: Foca na ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos de um sistema.
  • Diagrama de Pacotes: Representa uma visão de alto nível da estrutura modular de um sistema, mostrando a organização em pacotes e dependências entre eles.
  • Diagrama de Casos de Uso: Delineia as funcionalidades do sistema propostas para os usuários finais e as interações entre usuários e sistema.
  • Diagrama de Componentes: Descreve a organização e dependências entre componentes de software em um sistema.

Para responder corretamente a essa questão, é necessário compreender a diferença entre os diagramas de classes e objetos dentro da UML. O diagrama de objetos é uma extensão do diagrama de classes, pois ele representa um snapshot de como as instâncias das classes (ou seja, os objetos) estão relacionadas e quais são os valores de seus atributos em um dado momento. Portanto, se você quiser modelar instâncias específicas de itens contidos em diagramas de classes, você usará o diagrama de objetos.

Com esta explicação, espero ter esclarecido o motivo pelo qual a alternativa (D) é a escolha correta. Ao estudar UML para concursos públicos, é fundamental que você compreenda as distintas finalidades e aplicações de cada tipo de diagrama para poder aplicar esse conhecimento em diferentes cenários e questões.

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Comentários

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Os diagramas de objeto são utilizados para modelar um instante específico de um diagrama de classe. Um objeto é um exemplo de classe. 

Diagramas de objetos utilizam a mesma sintaxe que os diagramas de classe. Tipicamente o objeto é mostrado no diagrama como um retângulo. O objeto é identificado por meio do nome do objeto, o sinal de dois pontos (:) e o nome da classe ao qual pertence.

d-

Objetos sao instancias de uma class. Em UML, diagrama de classes ilsutram a relação entre elas (associação, composicao, agregacao, heranca), o nome, visibilidade, atributos e métodos. 

Falou instância, já pensa em Diagrama de Objetos.

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