De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saú...
De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, os serviços de saúde devem oferecer assistência clínico-ginecológica, controle de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer do colo uterino.
I. As barreiras para o seu controle estão relacionadas principalmente às falhas nos programas de rastreamento e na dificuldade de acesso aos procedimentos de saúde.
II. Para o controle do câncer cérvico-uterino, é necessário que mulheres que têm ou que tiveram atividade sexual sejam informadas sobre a importância e a necessidade de se realizar o exame preventivo.
III. Também é necessário que as mulheres tenham garantia por parte dos serviços de saúde, do seu acesso a instrumentos de prevenção e rastreamento na sua própria comunidade.
IV.É necessário ainda o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais que objetivem a melhoria das condições do sistema de saúde e a oferta e acesso da população a exames preventivos, visando sempre ao atendimento integral e ao aumento da qualidade de vida das mulheres.
V. Para a realização do exame preventivo do câncer cérvico-uterino, muitas mulheres tem dificuldade ao acesso para a realização do exame. Essa dificuldade em relação ao acesso é de responsabilidade da gestão.
Dos itens acima são considerados fatores que necessitam de ação os itens apontados na alternativa: