Dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções;...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448757 Psicologia
Dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções; sugestionabilidade aumentada, facilmente influenciado por outros ou pelas circunstâncias.

O estado acima caracteriza, ao lado de outros sintomas, o transtorno
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - da personalidade histriônica.

Vamos entender detalhadamente o porquê dessa escolha:

Transtorno da Personalidade Histriônica (Alternativa C): Este transtorno é caracterizado por dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções e sugestionabilidade aumentada. Pessoas com esse transtorno tendem a ser facilmente influenciadas por outros ou pelas circunstâncias. Essas características descritas na questão são típicas do Transtorno da Personalidade Histriônica, tornando essa a alternativa correta.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Transtorno da Personalidade Borderline (Alternativa A): As pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline apresentam uma instabilidade significativa nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos. Elas podem ter episódios de impulsividade e sentimentos crônicos de vazio, mas não são descritas primariamente por teatralidade ou expressão exagerada das emoções.

Transtorno da Personalidade Antissocial (Alternativa B): Este transtorno é caracterizado por um padrão de desrespeito pelos direitos dos outros, muitas vezes envolvendo comportamentos de mentira, manipulação e exploração. A dramatização e teatralidade não são características centrais desse transtorno.

Transtorno da Personalidade Esquizotípica (Alternativa D): Essa condição é marcada por desconforto agudo em relacionamentos íntimos, distorções cognitivas ou perceptivas e comportamentos excêntricos. Embora possam apresentar um comportamento peculiar, a teatralidade e expressão exagerada das emoções não são características principais.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Se precisar de mais alguma orientação, estarei à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra C!

Diferença personalidade histriônica x narcisista: pacientes com transtorno de personalidade narcisista também buscam atenção, mas, ao contrário daqueles com transtorno de personalidade histriônica, querem sentir-se admirados ou enaltecidos; os pacientes com transtorno de personalidade histriônica não são tão exigentes quanto ao tipo de atenção que recebem e não se importam de serem considerados espertos ou tolos.

Diferença personalidade histriônica x borderline: os pacientes com transtorno de personalidade borderline se consideram maus e sentem emoções de modo intenso e profundo; os pacientes com transtorno de personalidade histriônica não se veem como maus, embora sua dependência da reação dos outros possa ser decorrente de baixa autoestima.

Por, MD, South County Psychiatry

Revisado/Corrigido: set 2023

VISÃO EDUCAÇÃO PARA O PACIENTE

Zimmerman

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e, às vezes, medicamentos.

Pacientes com transtorno de personalidade borderline não toleram estar sozinhos; fazem esforços frenéticos para evitar o abandono e geram crises, como , de tal forma que levam os outros a resgatá-los e cuidar deles.

A prevalência descrita dos transtornos de personalidade borderline nos Estados Unidos varia. Estima-se que a mediana da prevalência seja de 2,7%, mas pode chegar a 5,9% (). Nos pacientes tratados durante uma internação psiquiátrica por transtornos mentais, a prevalência é cerca de 20%. Cerca de 75% dos pacientes diagnosticados com esse transtorno são mulheres, mas na população norte-americana em geral, a proporção entre homens e mulheres é de 1:1.

Comorbidades são comuns. Os pacientes muitas vezes têm , , transtorno de jogo ou  ().

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo