A resina acrílica ativada quimicamente tem várias aplicabil...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - a fase pegajosa é caracterizada pela formação de fios semelhantes a uma teia de aranha.
A questão aborda o processo de polimerização de resinas acrílicas ativadas quimicamente, que é um tema importante na odontologia pré-clínica. Para resolver essa questão, é necessário compreender as quatro fases da polimerização: arenosa, pegajosa, plástica e borrachoide.
Justificativa da alternativa correta:
Alternativa B: A fase pegajosa realmente é caracterizada pela formação de fios que se assemelham a uma teia de aranha. Durante essa fase, a mistura começa a adquirir uma consistência em que pode ser manipulada, mas ainda forma filamentos.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: A fase plástica não é a primeira fase; essa descrição se refere à fase arenosa, onde o monômero é umedecido pelo polímero, mas a mistura ainda não tem coesão suficiente.
Alternativa C: A fase arenosa não é a fase ideal para a modelagem da resina. Essa fase é a primeira, onde a mistura está granulada e não coesa, tornando-a inadequada para modelagem.
Alternativa D: Na fase borrachoide, a consistência da resina se assemelha à de borracha, e é onde a resina atinge sua maior plasticidade. Aqui, a descrição está correta, mas não é a melhor resposta em relação à descrição das fases.
Alternativa E: A fase arenosa é a primeira, não a última. A última fase é a fase de polimerização completa, onde a resina endurece e libera calor (exotérmica).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1 Arenosa- O monômero envolve completamente as pérolas de polímero. Os espaços vazios entre as partículas de pó ficam preenchidos pelo líquido e o conjunto adquire uma cor mais translúcida. Durante a fase arenosa, pouca ou nenhuma interação ocorre no nível molecular. As esferas de polímero permanecem inalteradas, e a consistência da mistura pode ser descrita como “granulosa” ou “grossa” ou “areia molhada”.
2 Pegajosa- O monômero ataca as superfícies de esferas de polímero individuais e é absorvido pelas esferas. Algumas cadeias poliméricas ficam dispersas no monômero líquido. Essas cadeias poliméricas desenrolam, assim aumentando a viscosidade da mistura. Essa fase é caracterizada pela pegajosidade e por formação de fios quando o material é manipulado.
3 Plástica- A partir de certo ponto de saturação de polímero no monômero, o líquido resultante perde pegajosidade. A massa começa a escoar homogeamente, torna-se manipulável, sem aderir nas mãos e se comporta como massa de modelar. Por este motivo, a fase plástica é normalmente escolhida para conformar a resina (a massa está pronta para ser trabalhada).
4 Borrachóide- Nesta fase o monômero é dissipado por evaporação e por penetração adicional nas esferas de polímeros restantes. Neste estágio, o escoamento da massa torna-se precário e aparecem já algumas características de recuperação elástica quando deformada; daí o nome borrachóide atribuído à fase. Ocorre liberaçao de calor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo