Analise as afirmativas a seguir: I. Jaleco/avental imperme...
Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - As duas afirmativas são verdadeiras.
Para resolver esta questão, é preciso compreender dois temas centrais: medidas de biossegurança em ambientes de saúde e características clínicas de tumores orais, especificamente os da base da língua. Esses conhecimentos são fundamentais para profissionais de Odontologia e áreas correlatas.
Analisando a Afirmativa I: Esta afirmativa aborda as práticas de biossegurança necessárias durante o atendimento odontológico. Ela descreve corretamente o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a importância de proteção de superfícies, além do descarte adequado após cada atendimento. O uso de jalecos com fechamento traseiro e a cobertura de áreas críticas também são práticas recomendadas para evitar a contaminação cruzada. Portanto, a afirmativa I está correta.
Analisando a Afirmativa II: Esta afirmativa trata do carcinoma espinocelular na base da língua, um tema relacionado à patologia oral. É verdade que esses tumores são frequentemente diagnosticados em estágios avançados e que o carcinoma espinocelular, embora menos comum na base da língua comparado aos 2/3 anteriores, ainda é o mais incidente. A descrição dos sintomas, como odinofagia e alterações na fonação e deglutição, bem como a apresentação clínica do tumor, está correta. Assim, a afirmativa II também está correta.
Portanto, a conclusão é que ambas as afirmativas são verdadeiras, validando a alternativa A como a correta.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: Afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Isso está incorreto, pois já estabelecemos que ambas as afirmativas são verdadeiras.
Alternativa C: Afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. Novamente, incorreto, pois, como explicado, a afirmativa I também é verdadeira.
Alternativa D: Ambas as afirmativas são falsas. Isso está evidentemente errado, pois verificamos que ambas as afirmativas são corretas.
Ao responder questões deste tipo, é sempre importante ler atentamente cada afirmativa e analisar os conhecimentos envolvidos antes de escolher a alternativa correta. Isso ajuda a evitar erros por precipitação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os tumores malignos que acometem a cabeça e pescoço correspondem a 10% de todos as neoplasias humana, dos quais 40% estão situados na cavidade oral e orofaringe, sendo a base de língua o segundo sítio mais acometido na orofaringe. Estes tumores são representados em 90 a 95% dos casos pelo carcinoma epidermóide. Acometem com mais freqüência o sexo masculino na 5ª e 6ª décadas de vida, sendo em 80% atribuído a fatores ambientais, dietéticos, ocupacionais, infecção viral, fator imunológico e alterações genéticas. Porém, o fator de risco dominante e comum a quase todos os portadores de câncer de orofaringe continua sendo o consumo de bebida alcoólica em associação ao tabaco.
O câncer de base de língua cursa silenciosamente, sendo assintomático no início da doença até o crescimento significativo da neoplasia, seguido de odinofagia e dificuldade à deglutição (disfagia). A neoplasia da base de língua apresenta-se, freqüentemente, na forma úlcero infiltrativa com o tipo histológico pouco ou moderadamente diferenciado. Estes tumores se propagam ao longo dos planos de menor resistência pelas estruturas neurovasculares da cabeça e pescoço e pela rica rede de drenagem linfática, podendo invadir outros sítios da orofaringe e estruturas anatômicas adjacentes, com alto índice de disseminação para linfonodos cervicais.
Paralelamente a estas características do tumor, a orofaringe é uma região de difícil acesso e visualização, e muitos dos nossos pacientes e profissionais da área de saúde ignoram a patologia existente neste sítio, resultando em um grande número de casos não diagnosticados no estádio inicial. A conseqüência deste diagnóstico tardio é o alto índice de mortalidade de indivíduos na faixa etária economicamente ativa, tratamentos agressivos e mutilantes, que muitas vezes impossibilitam o paciente de reintegrar-se à família.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo