Freud e Lacan descrevem um fator primordial na diferenciação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235588 Psicologia
Freud e Lacan descrevem um fator primordial na diferenciação das estruturas psíquicas, a castração. Sobre as estruturas psíquicas neurose e psicose, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Exige-se conhecimento da teoria psicanalítica de Freud acerca das estruturas psíquicas neurose e psicose, analisemos os itens a seguir:

 
A)ERRADO. O psicótico implica com a exclusão, neste caso é uma forma extrema da psicose/ fuga da realidade e não da neurose.


B)ERRADO. A neurose compreende sim o complexo de Édipo, deixando assertiva incorreta.


C)ERRADO. Assertiva incorreta, já que segundo a Psicanálise faz a correlação complexo de Édipo – inclusão e não complexo-exclusão como consta na assertiva.


D)ERRADO. Assertiva não faz correlação dos elementos, já que na psicose implica o processo de inclusão e não segue o mesmo padrão da resolução da neurose.


E)CERTO. Assertiva descreve corretamente a relação complexo de Édipo- inclusão e psicose-exclusão, identifiquemos na citação a baixo.

 

-Constituída a partir do complexo de Édipo. Aqui, localiza-se a problemática da psicose. Para Lacan (1955-56/1988), por não haver a intervenção do Nome-do-Pai, o psicótico se mantém na relação imaginária de exclusão, de rivalidade, de agressividade. É a rede simbólica, inaugurada com a entrada da metáfora paterna, que dá estabilidade à imagem nas relações inter-humanas, sem a qual há sempre o risco de fragmentação, de despedaçamento do eu ou de tentativa de redução do outro.

 

- Em vista disso, a não travessia do complexo de Édipo na psicose, diante da foraclusão do Nome-do-Pai, acaba por culminar na ausência da significação fálica e na ausência da metáfora, mais especificamente, da metáfora paterna. Como nos diz Calligaris (2013), enquanto a metáfora neurótica é paterna, a questão da metáfora na psicose é problemática, pois seria sem agente suposto (o Pai) e, como veremos, construída pelo sujeito via delírio.


Fonte:

FONSECA, T. Psicose e CAPS : entre a metapsicologia, a clínica e a política / Thales Fonseca ; orientador Fuad Kyrillos Neto. -- São João del-Rei, 2018. 155 p.

 

Gabarito da professora: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo