Um auditor independente emitiu parecer de auditoria sobre as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2006 - CFC - Auditor Independente - 2º Exame |
Q1308167 Auditoria
Um auditor independente emitiu parecer de auditoria sobre as demonstrações contábeis da Companhia Terra. Em sua fiscalização do exercício profissional, o Conselho Regional de Contabilidade constatou que inexistiam papéis de trabalho que comprovassem a realização da auditoria. Baseado no Decreto-Lei nº 9.295/46, foi lavrado auto de infração que poderá culminar na aplicação pelo Conselho Regional de Contabilidade da seguinte penalidade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a responsabilidade do auditor independente em manter papéis de trabalho adequados e as possíveis penalidades aplicadas em caso de descumprimento de normas profissionais. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve entender as funções do auditor, a importância dos papéis de trabalho e as diretrizes estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, que regulamenta a profissão contábil no Brasil.

A alternativa correta é: B - Suspensão do exercício da profissão pelo prazo de seis meses a um ano.

Vamos analisar por que esta é a alternativa correta:

A ausência de papéis de trabalho para comprovar a execução da auditoria é uma falha grave no cumprimento das normas de auditoria. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é responsável por fiscalizar e aplicar penalidades a profissionais que não seguem as regulamentações. De acordo com o Decreto-Lei nº 9.295/46, a penalidade para esse tipo de infração é a suspensão temporária do direito de exercer a profissão, variando de seis meses a um ano. Isso está alinhado com a alternativa B.

Agora, vejamos por que as demais alternativas estão incorretas:

A - Suspensão do exercício da profissão pelo prazo de um ano a dois anos. Essa alternativa sugere um período de suspensão mais longo do que o estabelecido para a infração em questão. O prazo máximo, conforme a norma, é de um ano.

C - Cancelamento do registro profissional. O cancelamento do registro é uma penalidade muito mais severa e é aplicada em casos mais extremos, como fraudes ou infrações éticas graves, o que não é o caso aqui.

D - Suspensão do exercício profissional por um ano e multa pecuniária. Embora a suspensão de um ano esteja no escopo da penalidade correta, a adição de multa pecuniária não está prevista como uma parte obrigatória da penalidade para a infração específica mencionada.

Portanto, a alternativa B é a resposta correta, pois reflete de maneira precisa a penalidade aplicável de acordo com o Decreto-Lei nº 9.295/46.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo