Um paciente com 35 anos, asmático, apresenta quadro de exace...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1695109 Medicina

Um paciente com 35 anos, asmático, apresenta quadro de exacerbação com tosse, rigidez torácica, dispneia e sibilos. Tem história prévia de internação em unidade de terapia intensiva e uso inconstante de corticosteroides inalatórios em casa. O exame físico constata esforço do paciente para respirar, utilizando músculos acessórios para inspiração, com pescoço e tórax estendidos na tentativa de procurar ar para inalação e suores pelo corpo. Analise as seguintes assertivas a respeito da avaliação e/ou do tratamento de pacientes com quadro clínico similar:


I. A intubação prévia em decorrência de asma, a baixa condição socioeconômica e o uso de drogas ilícitas, especialmente cocaína, devem ser investigados, pois constituem fatores históricos de alto risco relacionados com esse quadro clínico.

II. Na hipótese da presença de comorbidade cardiovascular e uso de diuréticos, ou havendo suspeita de infecção concomitante, é recomendada a realização de hemograma e solicitação de eletrólitos, entre outros exames.

III. Alteração significativa do pico de fluxo expiratório ou do volume expiratório forçado no primeiro segundo auxiliam a determinar a gravidade da obstrução da via aérea. Confirmada essa alteração, a proteção imediata da via aérea com intubação endotraqueal é uma opção muito plausível, aliada à oxigenioterapia e sequência rápida de opções terapêuticas, tais como os agonistas adrenérgicos, anticolinérgicos e corticosteroides.


Quais estão corretas? 

Alternativas