A família de Sra. Idalina, 78 anos, solicita que a idosa sej...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa B: lentidão perceptiva e motora.
Essa questão aborda a avaliação neuropsicológica em idosos, um tema extremamente relevante na psicologia, especialmente no contexto do psicodiagnóstico. A avaliação neuropsicológica em idosos precisa considerar as particularidades do envelhecimento que podem afetar as funções cognitivas e motoras.
Vamos agora justificar por que a Alternativa B é a correta e esclarecer por que as outras alternativas não estão corretas:
Alternativa B: lentidão perceptiva e motora
A lentidão perceptiva e motora está entre as características mais típicas do envelhecimento. Com o avançar da idade, é comum observar um declínio na velocidade de processamento tanto para informações sensoriais quanto para respostas motoras. Esse fenômeno é bem documentado na literatura e é uma consideração fundamental na avaliação neuropsicológica de idosos.
Alternativa A: declínio na memória e dificuldades de atenção
Embora o declínio na memória e dificuldades de atenção sejam comuns em idosos, Cunha (2007) destaca mais especificamente a lentidão perceptiva e motora como características deficitárias da velhice. As alterações na memória e na atenção são relevantes, mas não são as que a questão está pedindo segundo a referência citada.
Alternativa C: alterações na linguagem e na capacidade de resolução de problemas
Alterações na linguagem e na capacidade de resolução de problemas podem ocorrer em idosos, especialmente na presença de condições como a demência. No entanto, esses aspectos não são os que Cunha (2007) destaca como as características deficitárias mais relevantes da velhice para a avaliação cognitiva.
Alternativa D: diminuição da flexibilidade cognitiva e prejuízo na tomada de decisões
Esses aspectos também são importantes e podem ser observados em idosos, mas, novamente, a questão se refere especificamente às características destacadas por Cunha (2007), que são a lentidão perceptiva e motora.
Alternativa E: deterioração nas habilidades visuoespaciais e no raciocínio abstrato
A deterioração das habilidades visuoespaciais e do raciocínio abstrato pode ocorrer em condições patológicas como a demência, mas essas não são as características gerais mais destacadas por Cunha (2007) para a avaliação cognitiva de idosos no contexto da questão.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o porquê da Alternativa B ser a correta e ajudado a compreender melhor as particularidades da avaliação neuropsicológica em idosos. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B: lentidão perceptiva e motora.
Entre as variáveis que produzem peculiaridades na avaliação cognitiva de idosos, estão duas das características deficitárias da velhice:
- Lentidão perceptiva
- Lentidão motora.
- Estes são aspectos muito importantes, porque muitos dos testes de medida cognitiva envolvem tarefas perceptivas e motoras e exigem limitação de tempo em sua execução, produzindo uma sobrecarga de ansiedade.
JUREMA ALCIDES CUNHA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo