Atribua verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas a se...
( ) É facultativa a prestação serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência. ( ) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do psicólogo e do contratante. ( ) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste código ou da legislação profissional. ( ) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, cabendo ao psicólogo à decisão sobre a transmissão ao seu substituto das informações pertinentes. ( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (F, F, V, F, V).
A seguir, vamos analisar cada uma das afirmações e justificar por que são verdadeiras ou falsas, de acordo com o Código de Ética do Psicólogo.
( ) É facultativa a prestação de serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência.
Falso. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, Art. 1º, parágrafo único, inciso "h", é um dever do psicólogo prestar serviços de caráter emergencial, independentemente de pagamento ou qualquer outra condição. Nessas situações, o compromisso ético demanda que o psicólogo atue para minimizar riscos e oferecer suporte psicológico, o que torna essa afirmação falsa.
( ) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do psicólogo e do contratante.
Falso. Segundo o Código de Ética, o psicólogo deve estabelecer acordos claros sobre a prestação de serviços, respeitando os direitos, os interesses e as necessidades do contratante e do profissional. Contudo, esta afirmativa está parcialmente correta, mas não aborda o respeito às necessidades do contratante, o que a torna incompleta e falsa.
( ) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste código ou da legislação profissional.
Verdadeiro. O Código de Ética do Psicólogo é claro ao designar como dever do profissional reportar qualquer atividade ilegal ou irregular da profissão. Isso está explicitamente mencionado no Art. 2º, inciso "d", que obriga os psicólogos a informarem as instâncias competentes sobre tais práticas.
( ) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, cabendo ao psicólogo à decisão sobre a transmissão ao seu substituto das informações pertinentes.
Falso. Conforme o Código de Ética, Art. 1º, parágrafo único, inciso "c", o psicólogo deve zelar para que os serviços iniciados sejam continuados por outro profissional quando ele não puder continuar, mas a transmissão das informações pertinentes não é uma decisão exclusiva do psicólogo que está se retirando; deve ser feita de maneira ética e responsável, garantindo a continuidade do atendimento.
( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.
Verdadeiro. Esta afirmativa está de acordo com o Art. 2º, inciso "e" do Código de Ética do Psicólogo. O profissional deve ter uma postura de respeito e colaboração com os colegas de profissão e demais profissionais, exceto em casos de impedimento por motivos éticos ou pessoais relevantes.
Portanto, a sequência correta de verdadeiro e falso para as afirmativas é: F, F, V, F, V, tornando a alternativa "E" a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
INCORRETAS.
I - Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal; (o código não afirma ser obrigatório esse tipo de prestação de serviço, pode ser uma total extrapolação da banca, mas partindo do princípio de que a banca aparentemente quer a letra seca do código, de qualquer forma está incorreta)
II- Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;
IV - Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho. (o código não dá abertura à faculdade, aparenta uma obrigação a transmissão de informações para a continuidade do trabalho).
Gabarito letra E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo