A esquistossomose é uma doença parasitária, diretamente rel...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Schistosoma mansoni.
A esquistossomose, também conhecida como "barriga d'água", é uma doença parasitária causada pelo verme Schistosoma mansoni. Esta doença está diretamente relacionada ao saneamento precário e à presença de caramujos do gênero Biomphalaria, que são hospedeiros intermediários do parasita.
Vamos entender por que a alternativa C é a correta e analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A - Ascaris lumbricoides: Ascaris lumbricoides é o agente causador da ascaridíase, uma infecção intestinal transmitida pela ingestão de ovos do parasita presentes em alimentos ou água contaminada. Apesar de também estar relacionada a condições de saneamento precário, não é a causa da esquistossomose.
Alternativa B - Ancylostoma duodenale: Ancylostoma duodenale é um dos agentes causadores da ancilostomíase (ou amarelão), uma doença que ocorre pela penetração das larvas do parasita na pele ou pela ingestão de alimentos ou água contaminada. Novamente, essa não é a causa da esquistossomose.
Alternativa D - Giardia lamblia: Giardia lamblia é um protozoário causador da giardíase, doença que afeta o trato gastrointestinal e é transmitida pela ingestão de cistos presentes em água ou alimentos contaminados. Embora seja uma infecção relacionada à água contaminada, não é responsável pela esquistossomose.
Alternativa E - Enterobius vermicularis: Enterobius vermicularis, mais conhecido como oxiúro, é o causador da oxiuríase, uma infecção intestinal comum em crianças, transmitida pela ingestão de ovos do parasita. Esta condição também não está relacionada à esquistossomose.
Para resolver essa questão, é necessário conhecer os diferentes agentes etiológicos das doenças parasitárias e suas características específicas. A esquistossomose é uma das principais doenças tropicais negligenciadas e seu conhecimento é crucial para a prática da enfermagem, especialmente em regiões com saneamento básico inadequado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo