Considerando a figura acima, que ilustra o arranjo de barra ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781965 Engenharia Elétrica

                                              

Considerando a figura acima, que ilustra o arranjo de barra de uma subestação (SE) de um sistema elétrico, em que há indicação de uma linha de transmissão chegando à SE e duas linhas de transmissão saindo da SE, julgue o item subsequente.

Considere que as três linhas estejam energizadas e que tenha sido detectada falha no mecanismo de abertura de algum disjuntor. Nessa situação, se houver necessidade de manutenção no disjuntor defeituoso, será suficiente para tal finalidade, o desligamento das seccionadoras que permitem a manobra desse disjuntor.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como o arranjo da SE é em barramento simples, a falha em qualquer disjuntor implica em desligamento da SE. Outrossim, falhas em disjuntores não podem ser isoladas através de seccionadoras, visto que não abrem em carga.

Em princípio, seccionadoras não podem abrir sob carga (apesar de que algumas contam com esse artifício). O correto seria desligar o disjuntor defeituoso, e em seguida abrir as duas seccionadoras, a fim de isolar o disjuntor. Uma falha no disjuntor dos alimentadores implica na desenergização do alimentador correspondente. Uma falha no disjuntor geral implica na desenergização da SE.

Questão vaga demais, mudaria todo o sentido e entendimento se tivessem colocado " uma chave seccionadora simples" ou " uma chave seccionadora própria pra abertura em carga". Não tem como saber de qual chave se trata, e outra o "recomendado" é interpretativo, assim como se é "recomendado" a abertura das chaves em carga em caso de urgência. Mal formulada demais.

Essa questão é bem maliciosa ^^

Via de regra as chaves seccionadora usadas em SEs não permitem a abertura com carga. Mas como citado anteriormente pelos colegas, há sim seccionadoras com recurso de abertura com carga. Outro detalhe que pode agregar ao entendimento necessário para a questão é: e se o disjuntor defeituoso estiver a montante do barramento, ou seja, o disjuntor que isola a L1 ? Para casos como esse primeiro se desenergiza as linhas a jusante do barramento, em outras palavras, remove as cargas, para ai sim ter atuar sobre alguma seccionadora.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo