A Pedologia pode ser entendida como a ciência da gênese, da ...
A caracterização dos atributos morfológicos (espessura, transição, cor, textura, estrutura e consistência, dentre outros) permite a compreensão da dinâmica de formação do solo, a sua classificação e as inferências para seu manejo.
Sobre o tema, assinale a alternativa que traz as principais características dos latossolos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
A questão aborda as características dos latossolos, um tipo de solo importante e bastante estudado dentro da Pedologia. Para responder corretamente, é necessário entender a formação e os atributos dos latossolos, como a remoção de sílica e bases e a presença de óxidos de ferro e alumínio.
Alternativa A: Esta é a alternativa correta. Os latossolos são amplamente caracterizados pela remoção da sílica e das bases do perfil, resultando em um solo enriquecido com óxidos de ferro e alumínio. Esses solos são profundos, com um horizonte B muito espesso, e apresentam uma sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados. As cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, o que é típico dos latossolos devido à presença dos óxidos de ferro. Outra característica é a sua alta permeabilidade e a friabilidade quando úmidos.
Alternativa B: Esta descrição refere-se a solos que têm um horizonte E e horizonte B textural com teores de óxidos de ferro inferiores a 15%, o que não se alinha com as características dos latossolos, que são mais ricos em óxidos de ferro.
Alternativa C: Fala de solos derivados do intemperismo de rochas básicas, com teores elevados de ferro e estrutura em blocos, que não correspondem aos latossolos, pois os latossolos têm estrutura granular e são maciços porosos.
Alternativa D: Descreve solos hidromórficos, que são caracterizados por condições de saturação de água, o que não se aplica aos latossolos, que são não-hidromórficos.
Alternativa E: Esta opção fala de solos arenosos, compostos principalmente por grãos de quartzo. Isso descreve solos muito diferentes de latossolos, que têm uma composição rica em óxidos de ferro e alumínio e não são tão pobres em minerais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos aos erros que detectei:
São formados pela remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes. São solos minerais, não-hidromórficos, profundos, horizontes B muito espesso com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. A sílica e as bases trocáveis são removidas do sistema, levando ao enriquecimento com óxidos de ferro e de alumínio que são agentes agregantes, dando à massa do solo aspecto maciço poroso; apresentam estrutura granular muito pequena; são macios quando secos e altamente friáveis quando úmidos. Apresentam teor de silte inferior a 20% e argila variando entre 15% e 80%. São solos com alta permeabilidade à água, podendo ser trabalhados em grande amplitude de umidade.
B São solos minerais, não-hidromórficos, com horizonte A ou E (horizonte de perda de argila, ferro ou matéria orgânica, de coloração clara) seguido de horizonte B textural, com nítida diferença entre os horizontes. Apresentam horizonte B de cor avermelhada até amarelada e teores de óxidos de ferro inferiores a 15%. Podem ser eutróficos, distróficos ou álicos. Têm profundidade variada e ampla variabilidade de classes texturais.
C São solos minerais, não-hidromórficos, apresentando cor vermelho-escura tendendo à arroxeada. São derivados do intemperismo de rochas básicas e ultrabásicas, ricas em minerais ferromagnesianos. Na sua maioria, são eutróficos com ocorrência menos frequente de distróficos e raramente álicos. Apresentam horizonte B textural, caracterizado mais pela presença de estrutura em blocos e cerosidade do que por grandes diferenças de textura entre os horizontes A e B. A textura varia de argilosa a muito argilosa e são bastante porosos (normalmente a porosidade total é superior a 50%). Seus teores de ferro (Fe2O3) são elevados (superiores a 15%).
D
São solos minerais, hidromórficos, apresentando horizontes A (mineral) ou H (orgânico), seguido de um horizonte de cor cinzento-olivácea, esverdeado ou azulado, resultado de modificações sofridas pelos óxidos de ferro existentes no solo (redução) em condições de encharcamento durante o ano todo ou parte dele. Podem apresentar tanto argila de baixa atividade quanto de alta atividade; são solos pobres ou ricos em bases ou com teores de alumínio elevado.
E
Em geral, são solos originados de depósitos arenosos, apresentando textura areia ou areia franca ao longo de pelo menos 2 m de profundidade. Esses solos são constituídos essencialmente de grãos de quartzo, sendo, por conseguinte, praticamente destituídos de minerais primários pouco resistentes ao intemperismo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo