A hipodermóclise é a introdução de líquidos no tecido subcu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2132978 Enfermagem
A hipodermóclise é a introdução de líquidos no tecido subcutâneo, indicada para quadro de desequilíbrio hidroeletrolítico, principalmente com pacientes em cuidados paliativos e idosos com rede vascular de difícil acesso. O volume recomendado para administração por essa via é de 2000 mL em 24 horas ou 1000 mL por região.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A hipodermóclise é a introdução de líquidos no tecido subcutâneo, indicada para quadro de desequilíbrio hidroeletrolítico, principalmente com pacientes em cuidados paliativos e idosos com rede vascular de difícil acesso. O volume recomendado para administração por essa via é de 2000 mL em 24 horas ou 1000 mL por região. A introdução de líquidos no tecido subcutâneo é favorável por ser uma via com presença de capilares sanguíneos, permitindo o transporte desses fluidos até à macrocirculação, após o processo de absorção. Suas vantagens são o baixo custo, a possibilidade de alta precoce e o risco mínimo de complicações locais ou sistêmicas. 


Gabarito: CERTO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta o conceito de hipodermóclise, que é a introdução de líquidos no tecido subcutâneo. Essa técnica é indicada para pacientes em cuidados paliativos e idosos com rede vascular de difícil acesso e quadro de desequilíbrio hidroeletrolítico. O texto apresenta também a recomendação de volume para administração por essa via, sendo 2000 mL em 24 horas ou 1000 mL por região. É importante destacar que a hipodermóclise é considerada uma alternativa segura e eficaz para a reposição hidroeletrolítica nesses casos específicos. Logo, a afirmação apresentada na questão está correta e bem fundamentada.

A tolerância de cada região para a infusão de soluções varia conforme as condições gerais de cada paciente e o volume a ser infundido.

Locais de punção:

Deltoidea: até 250ml /24h

Subclavicular: até 250ml /24h

Abdmonial até 1.000ml /24h

Interescapular: até 1.000ml /24h

Anterolateral da coxa: até 1.500ml /24h

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo