Músculos mastigadores ou mastigatórios são aqueles que per...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D.
Vamos entender por que essa alternativa está correta e as demais estão incorretas.
Alternativa A: O músculo temporal é realmente um músculo elevador da mandíbula. Suas fibras posteriores auxiliam na retração (e não extrusão) da mandíbula. Além disso, o movimento de lateralidade da mandíbula envolve a ação do músculo pterigoideo lateral e de outros músculos, não sendo trabalho exclusivo do músculo temporal. Portanto, essa alternativa contém uma incorreção ao mencionar a extrusão.
Alternativa B: O músculo pterigoideo medial atua juntamente com o músculo masseter e é verdadeiro que possibilita uma ligeira protrusão da mandíbula. Esta alternativa está correta.
Alternativa C: O nervo mandibular (ramo do trigêmeo ou V par craniano) inerva os músculos temporal, masseter, pterigoideo medial e lateral. Portanto, esta afirmação é correta.
Alternativa D: Esta é a alternativa incorreta. Os músculos temporal, masseter e pterigoideo medial participam da elevação da mandíbula. O músculo pterigoideo lateral é responsável pelo abaixamento da mandíbula e não pela elevação. Logo, esta alternativa está incorreta porque inverte os papéis dos músculos pterigoideo lateral e medial em relação à elevação e abaixamento da mandíbula.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito QC: letra C, porém o item está correto, visto que a inervação dos músculos da mastigação é de fato realizada pelo raiz mandibular (V3) do trigêmeo.
gabarito incorreto: letra A. Fibras posteriores do temporal realizam a retrusão da mandíbula (e não extrusão).
ambos os comentários abaixo estão equivocados. a questão tá toda errada. ,kk questão mal feita
acima
O temporal é o mais poderoso músculo da articulação temporomandibular. Funcionalmente, ele é dividido em duas partes: a parte anterior cursa quase verticalmente e move a mandíbula para a frente (protrusão). As fibras da parte posterior, ao contrário, cursam quase que horizontalmente, e puxam a mandíbula para trás (retração).
A ativação de ambas as partes move a mandíbula dorso-cranialmente, levando a um forte fechamento da mesma (elevação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo