A síndrome disentérica crônica causada pela tricuríase ocor...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A infecção é disseminada pela via fecal-oral. Os ovos ingeridos eclodem e entram nas criptas do intestino delgado como larvas. Após amadurecerem por 1 a 3 meses, os vermes migram para o ceco subindo até o cólon, no qual se unem à mucosa superficial, se acasalam e colocam ovos.
As infecções por Trichuris leves com frequência são assintomáticas. Pacientes com infecções graves podem ter dor abdominal, anorexia e diarreia; perda ponderal, anemia e prolapso retal podem resultar, particularmente em crianças.
A síndrome disentérica crônica ocorre em crianças com infecções intensas. As manifestações são diarreia intermitente com presença de muco e algumas vezes sangue, dor abdominal, anemia, desnutrição e em casos extremos prolapso retal.
Gabarito do Professor: CERTO
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia Prático para o Controle das Geo-helmintíases [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo