Assinale a alternativa que completa, preservando o sentido o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912360 Português
Leia um trecho do livro de memórias Balão cativo, de Pedro Nava, para responder à questão. 

   Meu tio Modesto e seus amigos Briggs iam frequentemente ao cinema e sempre ao Velo. Eu, ainda adolescente, com eles. Íamos de segunda classe, quinhentos-réis por cabeça, porque só a gente besta do bairro ia de primeira e sentava-se espaçadamente em cadeiras tristonhas. Galegos apatacados*, proprietários, senhoras de chapéu de plumas, moças preciosas...
   Na segunda classe, os intervalos entre as partes do filme eram uma alegria de amendoins, pipocas, sorvete-iaiá e baleiro-balas. Todos se cumprimentavam, as senhoras davam adeusinho, os meninos falavam e corriam e subia aquele ruído de conversas misturado aos pios do flautim, aos gemidos do violino, às bolhas sonoras do saxofone regulados pela batida do pianista. Do lado de fora, a campainha batia sem parar chamando para entrar; só calando depois do início dos filmes cômicos e dos dramas.
   Sempre nos sentávamos com todo o cuidado: ponta esquerda o Briggs, depois sua mulher, depois minha tia e, na ponta direita, meu tio Modesto. Era a defesa contra os bolinas que infestavam os cinemas da cidade.
   Meu tio me instruía a ficar na fila de trás e vigiar os mal-criados que costumavam cutucar as senhoras ou soprar-lhes o pescoço. Os bolinas eram tratados pelas mais discretas a golpes de espetos de broche, alfinetes de cabeça e grampos de chapéu. Isto as discretas, porque as escandalosas davam o brado. Ao grito de bolina! bolina! respondia o lincha da plateia. As luzes se acendiam e o canalha era corrido a murros e pontapés, para enfim, moído e sangrando, cair nos braços da polícia na sala de espera. Essas execuções eram frequentes no Velo.
   Terminada a sessão, saíamos devagar para casa. Outro sorvete na beira da calçada. Os jardins despejavam lufadas cariocas de jasmim-do-cabo, magnólias e madressilvas. O céu baixinho, baixinho. A gente, se quisesse, podia segurar os galhos da treva, baixá-los e colher nas suas pontas as frutas de prata das estrelas.

(Pedro Nava. Balão cativo. Ateliê Editorial. São Paulo, 2000. Adaptado)

*apatacados: ricos
Assinale a alternativa que completa, preservando o sentido original do texto, o trecho a seguir.
Meu tio me instruía a ficar na fila de trás...
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém entendeu o que a questão está pedindo exatamente?

Que o candidato desse continuidade a questão usando o argumentador linguístico correto. Continue treinando. Já passei por isso também. Com o tempo, vai pegando a manhã. Quanto ao argumentador, são esses: Portanto, conquanto, todavia, mas, porém, entre outros. Era só essa a ideia da questão. Não complicado. É treino.

A ideia da questão é encontrar o sentido da frase original e ver nas alternativas qual mais se aproxima disso. No caso a letra E.

O QUE AQUESTÃO ESTÁ PEDINDO??

NÃO TEM COMO MARCAR.

Basicamente, a questão está cobrando o valor semântico das conjunções.

É preciso verificar qual das opções a reescrita do trecho mantém o sentido original.

Observando o trecho: "Meu tio me instruía a ficar na fila de trás e vigiar os mal-criados"

Temos duas oração coordenadas que não transmitem ideia de oposição entre elas. É mais uma ideia de finalidade: meu tio me instruía a isso para vigiar..."

De cara, eliminamos as alternativas B e D: introduzidas por conjunções concessivas.

Esse trecho mostra que a E está correta:

"...os mal-criados que costumavam cutucar as senhoras ou soprar-lhes o pescoço...."

E - a fim de que eu vigiasse os malcriados, visto que costumavam incomodar as senhoras.

Visto que é uma conjunção que transmite ideia de causa:

Meu tio me instruía a isso, por causa dos malcriados.

NAs outras assertivas, as conjunções empregadas não mantém o sentido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo