Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados s...
Com relação ao leite materno, assinale a alternativa INCORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a correta como sendo a alternativa INCORRETA sobre o leite materno.
Vamos entender por quê:
C - Não existe risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. A mãe com status positivo para o HIV pode amamentar.
Essa afirmação está incorreta porque, de fato, existe um risco de transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que mães HIV-positivas recebam orientação específica e tratamento antirretroviral para minimizar esse risco. Em algumas situações, pode ser indicado o uso de fórmulas infantis como alternativa. Portanto, essa alternativa não está em conformidade com as práticas de saúde pública.
Agora, vamos analisar o porquê das outras alternativas estarem corretas:
A - Utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê.
Essa afirmação está correta, pois o leite materno é adaptado especialmente para as necessidades nutricionais e imunológicas dos bebês humanos, enquanto substitutos não oferecem os mesmos benefícios naturais, podendo aumentar o risco de infecções e alergias.
B - O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças.
O leite materno é, de fato, o alimento mais completo e equilibrado para o bebê. Ele é facilmente digerível e contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, além de anticorpos que ajudam a proteger contra infecções.
D - O colostro, o leite amarelado e grosso que a mãe produz nos primeiros dias após o nascimento, é o alimento ideal para recém-nascidos.
O colostro é conhecido como a "primeira vacina" do bebê por sua alta concentração de anticorpos e fatores imunológicos. Ele é perfeito para o recém-nascido nos primeiros dias de vida.
E - O aleitamento materno protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas. O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê. A amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho.
Além dos benefícios nutricionais, o aleitamento materno promove um vínculo emocional importante entre mãe e filho e confere proteção contra diversas doenças, funcionando como uma "vacina natural".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não existe risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação. A mãe com status positivo para o HIV pode amamentar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo