No trecho do último parágrafo – A gente, se quisesse, podia...
O verbo destacado na alternativa está empregado corretamente e nas mesmas condições em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B.
A dica para as questões de verbo é observar de qual verbo o verbo analisado deriva. "Não entendi". Assim:
a) Se os diques detessem a correnteza, a ponte teria resistido. → Errado. O verbo deTER deriva do verbo ter. Se nós dizemos: "se os diques tivessem", deveremos dizer: "se os diques detivessem".
b) Se os engenheiros se ativessem às possíveis falhas, cancelariam o projeto. → Correto. Mesmo pensamento do anterior, pessoal: o verbo aTER deriva do verbo ter. Você diz: se os engenheiros tivessem algo", né? Então dirá: "se os engenheiros se ativessem..."
c) Se as vigas sustessem a laje, poderíamos construir um sobrado. → Errado. Acho que você pegou rsrs. Se eu digo "se as vigas tivessem...", direi: "se as vigas sustivessem a laje", pois o verbo susTER deriva do verbo ter.
d) Se os moradores se opossem à instalação da fábrica, preservariam o vilarejo. → Errado. Agora nós já pegamos: o verbo oPOR é derivado do verbo pôr. Se nós dizemos: "se os moradores pusessem alguma coisa...", diremos: "se os moradores se oPUSESSEM..."
e) Se os animais transpossem o rio, o percurso seria mais curto. → Errado. Mesmo pensamento da anterior: o verbo transPOR deriva do verbo pôr. Você diz: "se os animais pusessem ovos...", certo? Então dirá: "se os animais transPUSESSEM o rio..."
Hora da pegadinha! rsrs
➥ Cuidado com o verbo "requerer". A maioria pensa que este verbo é derivado do verbo querer e, por isso, se conjuga como ele. Não!! Quer ver um exemplo?
- Se eu digo "se ele quisesse", então direi "se ele requisesse".
Errado! Requerer não é querer duas vezes. O significado é outro: solicitar, exigir etc. Para resolver esse problema, você conjugará o verbo requerer, no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu amasse, se eu vendesse, se eu partisse etc.), como o verbo beber. Veja só:
- "se ele beber..." → "se ele requerer" // "se ele bebesse" → "se ele requeresse".
(FCC/AL-MS) A frase a seguir se apresenta em conformidade com a norma-padrão da língua: "Se o funcionário requisesse a licença nos termos justos, ela seria concedida". → Errado. "Se o funcionário requeresse..."
➥ Para você treinar todos os assuntos deste comentário (é importante que você faça rsrs):
- Q930883 (FCC/Pref. Macapá);
- Q1057538 (VUNESP/GCM);
- Q409602 (VUNESP/TJ-SP);
- Q624920 (VUNESP/MPE-SP).
... E, para quem quiser continuar a brincadeira, vendo mais sobre outros verbos, um brinde:
- Q1901297 (UFRPE/2022); (essa é interessantíssima rsrs)
- Q1872787 (PM-SP/2022).(.PM-SP/2022).
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Bela novidade esse verbo suster.
vou chorar
Lembrem-se, o verbo REQUERER é DIFERENTE do verbo QUERER!1
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo