A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q169231 Redação Oficial
Imagem 016.jpg

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e
tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens
a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...) passado”, é supérflua na redação de um documento dessa natureza — especialmente se for uma exposição de motivos — e deve ser eliminada para que sejam alcançadas a objetividade e a concisão desejáveis ao documento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O enunciado informa que "a justificativa do motivo da comunicação, 'Em resposta (...) passado', é supérflua na redação de um documento dessa natureza — especialmente se for uma exposição de motivos — e deve ser eliminada para que sejam alcançadas a objetividade e a concisão desejáveis ao documento."

Segundo o Manual de Redação Oficial, "exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para: a) informá-lo de determinado assunto; b) propor alguma medida; ou c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo. (...) Exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo antes referido para o padrão ofício".

Podemos observar que a expressão citada respeita as características de clareza, objetividade e impessoalidade, importantes na produção de um documento oficial.

A expressão citada faz referência a um documento enviado antes, um ofício, e não desrespeita o padrão ofício esperado neste tipo de documento. Desta forma, não é supérfluo, ao contrário, faz uma "ponte" entre dois documentos sem fugir ao padrão de escrita esperado num documento como esse.


A resposta é incorreta. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quando se trata de encaminhamento de documento, é o caso da questão, a " introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado.


Essa proposição está errada por dois motivos

A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...) passado”, é supérflua na redação de um documento dessa natureza — especialmente se for uma exposição de motivos — e deve ser eliminada para que sejam alcançadas a objetividade e a concisão desejáveis ao documento.

3.2 Partes do Documento Padrão Ofício
– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:
"Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."
        ou
"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."


Exposição de Motivos
4.2 Estrutura e Forma
Já a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:
a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;

fonte: Manual de Redação Oficial - Planalto



Na frase  " Em resposta (...) passado"  deveria ser eliminadas as palavras "próxima" e "passado", elas são desnecessárias para o entendimento do texto, supérfluas como diz a questão. Se já diz "em resposta" e o número do ofício, já está mais do que entendível para o  leitor. Portanto, está certa o entendimento.
O erro da questão está em dizer que ele é uma exposição de motivos, o que não é verdade.
BOM ESTUDO A TODOS!


 



Acredito que a colega acima está um pouco equivocada ao dizer que o erro da questão está no fato de afirmar que o documento se trata de exposição de motivos, pois entendi que foi uma hipótese lançada pela questão. "...especialmente se for uma exposição de motivos".

Errado.



Não observei quaisquer termos que possam tornar o texto impessoal, visto que, os termos destacados em questão não possuem palavras coloquiais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo