A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...)...
Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e
tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens
a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo o Manual de Redação Oficial, "exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para: a) informá-lo de determinado assunto; b) propor alguma medida; ou c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo. (...) Exposição de motivos que simplesmente leva algum assunto ao conhecimento do Presidente da República, sua estrutura segue o modelo antes referido para o padrão ofício".
Podemos observar que a expressão citada respeita as características de clareza, objetividade e impessoalidade, importantes na produção de um documento oficial.
A expressão citada faz referência a um documento enviado antes, um ofício, e não desrespeita o padrão ofício esperado neste tipo de documento. Desta forma, não é supérfluo, ao contrário, faz uma "ponte" entre dois documentos sem fugir ao padrão de escrita esperado num documento como esse.
A resposta é incorreta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...) passado”, é supérflua na redação de um documento dessa natureza — especialmente se for uma exposição de motivos — e deve ser eliminada para que sejam alcançadas a objetividade e a concisão desejáveis ao documento.
3.2 Partes do Documento Padrão Ofício
– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:
"Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."
ou
"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."
Exposição de Motivos
4.2 Estrutura e Forma
Já a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:
a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;
fonte: Manual de Redação Oficial - Planalto
Na frase " Em resposta (...) passado" deveria ser eliminadas as palavras "próxima" e "passado", elas são desnecessárias para o entendimento do texto, supérfluas como diz a questão. Se já diz "em resposta" e o número do ofício, já está mais do que entendível para o leitor. Portanto, está certa o entendimento.
O erro da questão está em dizer que ele é uma exposição de motivos, o que não é verdade.
BOM ESTUDO A TODOS!
Errado.
Não observei quaisquer termos que possam tornar o texto impessoal, visto que, os termos destacados em questão não possuem palavras coloquiais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo