Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a passagem "não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social" não define o sentido de esperança. A palavra humana em "A esperança, característica exclusivamente humana" é que define a palavra característica que está se referindo à palavra esperança. Humana define e restringe o sentido de esperança.
Injustiça, discriminação e marginalização não são adjetivos para definirem palavra alguma, inclusive a palavra esperança.
Uma dica: adjetivo irá caracterizar um substantivo, definir um substantivo. Ele é variável.
Exemplo bobinho: 1)O menino é bonito.,2) A menina é bonita. 3) As crianças são bonitas.
Percebe que o adjetivo varia conforme o substantivo empregado? Bonito, bonita, bonitas.
Caso você modificasse a palavra esperança por uma masculina, por exemplo, as palavras da passagem não se alterariam.
Exemplo: O esforço, essa característica exclusivamente humana, nos dirige para dias melhores que os atuais, fazendo nascer a ideia de um Brasil onde não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social.
Fazendo essa modificação é possível perceber que as palavras não têm ligação. Não houve sequer alteração, variação. A ideia de injustiça, discriminação e marginalização não está ligada à esperança.
Esperança está ligada à ideia de nos dirigir a dias melhores que fazem nascer a ideia de um Brasil onde não mais existam injustiça, discriminação...
Porém, isso não define e nem amplia o sentido de esperança. Para que a letra "C" fosse correta, o texto teria que imprimir a ideia da esperança ser justa. Ou da esperança não ser marginalizada. O que não é o caso.
Ficou grande. :-/
Espero ter ajudado.
GABARITO:LETRA A
Quem trabalha no magistério.
Suj. (Quem) Pred. (trabalha no magistério)
Quem é que trabalha?
''Quem'' é o sujeito
A) No contexto do primeiro parágrafo, o pronome “Quem” é o sujeito da forma verbal “trabalha” em todas as ocorrências.
Quem trabalha no magistério
Verbo = trabalhar
Quem é que trabalha? Resp = sujeito (QUEM)
B) O advérbio “aqui” (l.9) refere-se, simultaneamente, às categorias de tempo, “presente” (l.11), e de espaço, “horizonte da esperança” (l.10).
Esperança, confiança e conquista são noções que devem ser aqui entrelaçadas
Tempo = presente
Espaço = entendo que se refere às salas de aula, já que no primeiro parágrafo faz um link entre QUEM TRABALHA NO MAGISTÉRIO com os substantivos esperança, confiança e conquista.
C) A passagem “não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social” (l.18-19) amplia e define o sentido de “esperança” (l.16).
A esperança, essa característica exclusivamente humana, nos dirige para dias melhores que os atuais, fazendo nascer a ideia de um Brasil onde não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social.
essa característica exclusivamente humana é aposto explicativo, ele que define “A esperança”. Veja que vem logo após esperança e está entre vírgulas.
D) Segundo prescrevem as regras gramaticais da língua portuguesa, o vocábulo “onde” (l.18) deveria ser substituído por em que.
... fazendo nascer a a ideia de um Brasil onde não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social...
Onde = refere-se a lugar fixo
Brasil = lugar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo