Em relação à entidade que reporta, pode-se presumir, por mei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846083 Contabilidade Geral
Em relação à entidade que reporta, pode-se presumir, por meio da premissa de continuidade operacional, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A norma Estrutura Conceitual (CPC 00 R2) nos traz que:


“As demonstrações contábeis são normalmente elaboradas com base na suposição de que a entidade que reporta está em continuidade operacional e continuará em operação no futuro previsível. Assim, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar."

                Do exposto, vamos responder à questão.


A) Errado. não tem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar, podendo haver a intenção. 

B) Certo. não tem a intenção e nem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar. 
C) Errado. não apresentou prejuízo no período corrente. 
D) Errado. apresenta perspectiva de lucros futuros. 
E) Errado. não tem a intenção de comprar novas empresas. 

Resposta: B

Fonte: CPC 00 (R2)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra B.

Nos termos da Estrutura Conceitual (CPC 00 R2), as demonstrações contábeis são normalmente elaboradas com base na suposição de que a entidade que reporta está em continuidade operacional e continuará em operação no futuro previsível. Assim, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar.

  • Obs: anteriormente a continuidade operacional era denominada de "premissa subjacente".

(Q222995/FCC/2012) As demonstrações contábeis são preparadas com base no pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações. (C)

(Q811178) O Pronunciamento Conceitual Básico, que define a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, tem apenas uma premissa subjacente, a partir da qual são emanadas todas as normas contábeis aplicadas no Brasil. Essa premissa é a da continuidade. (C)

Premissa de continuidade operacional

Na revisão 1 do CPC 00 tínhamos como “premissa subjacente” a continuidade. Esse termo não mais está mais previsto no CPC 00 (R2), mas em essência nada mudou, senão vejamos:

As demonstrações contábeis são normalmente elaboradas com base na suposição de que a entidade que reporta está em continuidade operacional e continuará em operação no futuro previsível. Assim, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação ou deixar de negociar. Se existe essa intenção ou necessidade, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em base diferente. Em caso afirmativo, as demonstrações contábeis descrevem a base utilizada.

Gabarito: Letra B.

Entidade que reporta

A entidade que reporta é a entidade que é obrigada a, ou decide, elaborar demonstrações contábeis. A entidade que reporta pode ser uma única entidade ou parte da entidade ou pode compreender mais de uma entidade. Uma entidade que reporta não é necessariamente uma entidade legal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo