Diversos são os tipos de sub-base e base usados em um pavim...
Diversos são os tipos de sub-base e base usados em um pavimento revestido com asfalto.
A base definida por uma camada de brita de graduação aberta de tipo especial, executada através de um processo de espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (com ou sem vibração) e irrigação; que, após a compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:
- Subleito: material de fundação do pavimento;
- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto
- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;
- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;
- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;
- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.
Nesse contexto, o Manual de Pavimentação do DNIT (DNIT, 2006) define a base de macadame hidráulico como a "camada de brita de graduação aberta de tipo especial (ou brita tipo macadame), que, após compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas; a penetração do material de enchimento é promovida pelo espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (sem ou com vibração) e irrigação."
Visto isso, conclui-se que o enunciado define a base de macadame hidráulico. Portanto, a alternativa A está correta.
Gabarito do professor: letra A.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). DNIT – IPR 719. Manual de Pavimentação. 3ª Edição. Rio de Janeiro, 2006.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Macadames Hidráulico e 29000
Consiste de uma camada de brita de graduação aberta de tipo especial (ou brita tipo macadame), que, após compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas; a penetração do material de enchimento é promovida pelo espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (sem ou com vibração) e irrigação, no caso de macadame hidráulico. O macadame seco ou macadame a seco, ao dispensar a irrigação, além de simplificar o processo de construção evita o encharcamento, sempre indesejável, do subleito.
Solo-cimento
É uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e água; a mistura solo-cimento deve satisfazer a certos requisitos de densidade, durabilidade e resistência, dando como resultado um material duro, cimentado, de acentuada rigidezà flexão. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6% a 10%.
Solo-cal
É uma mistura de solo, cal e água e, às vezes, cinza volante, uma pozolona artificial. O teor de cal mais freqüente é de 5% a 6%, e o processo de estabilização ocorre:
− por modificação do solo, no que refere à sua plasticidade e sensibilidade à água;
− por carbonatação, que é uma cimentação fraca;
− por pozolanização, que é uma cimentação forte.
Quando, pelo teor de cal usado, pela natureza do solo ou pelo uso da cinza volante, predominam os dois últimos efeitos mencionados, tem-se as misturas solo-cal, consideradas semi-rígidas.
Solo-betume
É uma mistura de solo, água e material betuminoso. Trata-se de uma mistura considerada flexível.
Solo-brita
Quando se utiliza uma mistura de material natural e pedra britada tem-se as sub-bases e bases de solo-brita.
Graduação aberta >>> Bem graduado / sem finos
Graduação densa >>> Bem graduado / quantidade suficiente de finos
Graduação uniforme>>>Mau graduado / diâmetro máximo e mínimo muito próximos
Complementando
NORMA DNIT 152/2010-ES Pavimentação – Macadame hidráulico – Especificação de serviço
3 Definição
Para os efeitos desta Norma, é adotada a definição seguinte:
Macadame hidráulico
Camada de pavimento constituída por uma ou mais camadas de agregados graúdos com diâmetro variável de 3 ½ pol a 1/2 pol (88,9 mm a 12,7 mm), compactadas, com as partículas firmemente entrosadas umas às outras, e os vazios preenchidos por agregado para enchimento, com ajuda lubrificante da água.
MACADAME HIDRÁULICO:
- Camada de brita de graduação aberta de tipo especial (ou brita tipo macadame), que, após compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas;
- a penetração do material de enchimento é promovida pelo espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (sem ou com vibração) e irrigação, no caso de macadame hidráulico. O macadame seco ou macadame a seco, ao dispensar a irrigação, além de simplificar o processo de construção evita o encharcamento, sempre indesejável, do subleito.
DNIT MANUAL DE PAVIMENTAÇÃO 2006
MACADAME HIDRÁULICO: Sobretudo em situações em q há abundância de bota-fora em material de 3ª categoria
Pode compor camadas Sub-base Reforço subleito.
Após compressão tem vazios preenchidos pelo material enchimento Pó pedra Solos Granulometria Plasticidade Apropriadas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo