O Ministério da Saúde preconiza que a gestante deverá procur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3045834 Enfermagem
O Ministério da Saúde preconiza que a gestante deverá procurar a unidade de atenção básica, mais próxima de sua residência, para avaliação de inclusão nas consultas de pré-natal. O objetivo desse acompanhamento de pré-natal é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê. Aspectos psicossociais são também avaliados e as atividades educativas e preventivas devem ser realizadas pelos profissionais do serviço.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Em relação ao pré-natal, analise as afirmativas a seguir.

I. O pré-natal deve ser iniciado na Atenção Primária à Saúde de preferência até a 12ª semana de gestação (captação precoce); a continuidade do acompanhamento deverá ser periódica nos intervalos preconizados, mensalmente, até a 28ª semana; quinzenalmente, da 28ª até a 36ª semana.
II. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) estabelece a inclusão do Pré-Natal do Parceiro, com o intuito de, através dos debates e das ações voltados para o planejamento reprodutivo, se obter: o aprimoramento dos vínculos afetivos familiares dos usuários e das usuárias, mediante os serviços ofertados; o fortalecimento dos vínculos favorecendo aos homens atenção ao autocuidado e do exercício de sua masculinidade mais saudável.
III. As gestantes adolescentes, através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), têm a seguridade de ter atendimento na unidade de atenção básica, assegurando uma gestação saudável, desde que acompanhadas de seus responsáveis legais.

Está correto o que se afirma em
Alternativas