O texto que segue apresenta trechos selecionados do artigo p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482407 Direito Administrativo
O texto que segue apresenta trechos selecionados do artigo publicado pelo professor da UFRJ, e diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - (COPPE) da Universidade, Luiz Pinguelli Rosa.

imagem-008.jpg

    “Um almoço para Einstein

    (...) Infelizmente, para a mentalidade conservadora e juridicista que entrava o serviço público, tudo o que moderniza a gestão do Estado é inimigo, até mesmo as fundações de apoio, criadas por lei com esse propósito. Por sua vez, tudo o que segue o caminho mais complicado e demorado é amigo: (...) São muitas as proibições que estimulam o imobilismo e a indolência, pois qualquer iniciativa acadêmica pode violar algo. (...) O deputado Chico Alencar contou 3,7 milhões de leis “no país da cultura bacharelesca". Uma denúncia anônima mentirosa - disparada como um míssil por um inimigo pessoal - pode levar um colega sério a ser alvo de perseguição kafkiana. (...) Em 1925, Einstein esteve na UFRJ: na Escola Politécnica e no Museu Nacional, fundados por Dom João VI. (...)Oferecer um almoço na visita de Einstein à universidade hoje poderia ser considerado um ato ilícito,(...)".

    Até que se promova a já necessária atualização do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, deve ser permanente o esforço para fazer valer o DNA democrático da lei que o instituiu, herdado da Constituição Federal, promulgada em 1988.

Assinale, adiante, a alternativa em que figura dispositivo da Lei Federal n° 8.112/1990 que assegura ao servidor público garantia contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em tela versa sobre disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990. 

Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 

Frisa-se que a questão em tela deseja que seja assinalada a alternativa em que figura dispositivo da Lei Federal n° 8.112/1990 que assegura ao servidor público garantia contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. 

Analisando as alternativas 

Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois o contido nesta não guarda relação com uma garantia, assegurada ao servidor público, contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. Frisa-se que o referido dispositivo está mais relacionado ao cargo público, à sua acessibilidade, à sua criação e às suas características.

Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois o contido nesta não guarda relação com uma garantia, assegurada ao servidor público, contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. Frisa-se que o referido dispositivo está mais relacionado ao provimento dos cargos públicos. 

Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois o contido nesta não guarda relação com uma garantia, assegurada ao servidor público, contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. Frisa-se que o referido dispositivo está mais relacionado à possibilidade de as universidades e as instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderem prover os seus respectivos cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros.

Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois o contido nesta não guarda relação com uma garantia, assegurada ao servidor público, contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. Frisa-se que o referido dispositivo está mais relacionado à apresentação, no ato da posse, da declaração de bens e valores que constituem o patrimônio do(a) servidor(a) público(a) e da declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. 

Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Frisa-se que, conforme o artigo 22, da lei 8.112 de 1990, “o servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa." Nesse sentido, deve-se salientar que a estabilidade é uma garantia, assegurada ao servidor público, que lhe permite executar as suas atribuições de maneira plena e com autonomia. Logo, pode-se afirmar que o previsto na alternativa em tela corresponde a um dispositivo da Lei Federal n° 8.112/1990 que assegura ao servidor público garantia contra eventuais arbitrariedades de agentes do Estado. 

Gabarito: letra "e".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

        Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

O servidor ainda poderá perder o cargo em virtude do disposto no artigo 41 d CF!

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

"§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."


Creio que a assertiva está incompleta!!

 

Um texto enorme desse toma um tempo precioso na hora da prova; e pouco importa para a resolução da questão.

GABARITO LETRA E

Se não houvesse isso existiria um monte de demissão injustificada.

O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

Textos enormes, só para perder tempo. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo